Para a realização de alguns exames, é necessário passar um determinado número de horas sem ingerir qualquer tipo de alimento. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer jejum corretamente, pois nem sempre as orientações são claras.

Preparamos um post para esclarecer todas as dúvidas sobre esse tema. Separamos as sete perguntas mais comuns em relação ao jejum. Saiba quais são as respostas para cada uma delas e aprenda como fazer jejum corretamente para não ter problemas em seu próximo exame.

1- Por que se deve fazer jejum antes de determinados exames?

O jejum impede que as substâncias presentes nos alimentos criem variações sobre os níveis no sangue da pessoa que vai realizar o exame. Quando isso acontece, a análise fica comprometida.

2- O tempo do jejum varia de um exame para outro?

Sim. Existem centenas de exames para avaliar os mais diversos aspectos de nosso organismo (aqui no Laboratório Cella, realizamos mais de 500 tipos de exames). É natural que o tempo de jejum e a sua necessidade variem de acordo com o tipo de procedimento. O tempo exigido vai de três a doze horas.

3- Existe um limite de tempo recomendado para jejuar?

Sim. O maior tempo de jejum exigido por exames é de 12 horas. Não é recomendável ultrapassar esse tempo sem se alimentar, pois, após esse intervalo, o corpo passa a consumir as suas reservas de gordura e proteína.

4- Água quebra o jejum?

Não. Embora muitos imaginem que o jejum impede a ingestão de qualquer sólido ou líquido, a água não quebra o jejum.

Há duas ressalvas a serem feitas nesse ponto. A primeira é que o excesso de água compromete exames de urina, por isso seu consumo deve ser moderado. Segunda: em exames que envolvem algum tipo de anestésico, não é permitido beber água nas horas anteriores ao procedimento.

5- Todos os exames de sangue devem ser feitos em jejum?

Nem todos. Exames como glicemia e triglicérides demandam algumas horas de jejum. Já o hemograma simples não tem nenhuma restrição nesse sentido. Por isso, é importante consultar o seu médico ou o laboratório responsável pelo exame para saber exatamente o tempo de jejum e se ele é necessário.

6- É permitido realizar atividades físicas em jejum?

Sim, mas com restrições. Atividades físicas leves como uma caminhada não apresentam qualquer problema, mas é necessário evitar os exercícios mais pesados durante o período em que o organismo está trabalhando com a reserva de energia.

Essa orientação se estende para as 24 horas que antecedem a realização de um exame, pois atividades físicas intensas podem alterar o metabolismo e, por consequência, os parâmetros laboratoriais.

7- Como se alimentar nas horas que antecedem o período de jejum?

Durante o período de jejum, é natural que as pessoas sintam fome pelo período prolongado sem comer. Uma forma de atenuar isso é se alimentar bem antes de dar início ao jejum. A dica é equilibrar os diferentes nutrientes e buscar a variedade entre alimentos saudáveis, além de evitar o excesso de comidas gordurosas.

E o tradicional cafezinho? Também deve ser evitado?

Sim, o café interfere nos resultados de exames mesmo quando ingerido sem açúcar devido às substâncias que fazem parte de sua composição.  

Acompanhe o blog do Laboratório Cella!

Agora que você já sabe como fazer jejum corretamente, que tal conferir mais temas do nosso blog? Neste espaço, tiramos dúvidas sobre a realização de exames e passamos por assuntos mais abrangentes da área da saúde. Clique aqui e confira os nossos posts anteriores.