Muitas pessoas têm dúvidas sobre exames e, por conta disso, podem se confundir principalmente na hora de se preparar para o procedimento. Por isso, vale a pena esclarecer alguns dos questionamentos mais comuns a respeito dos exames.

Se você também têm dúvidas sobre exames, certamente já ficou com uma pulga atrás da orelha a respeito de algumas das questões que vamos explicar a seguir. São perguntas que aparecem a todo momento em um laboratório de análises clínicas.

Veja quais são as dúvidas sobre exames consideradas mais comuns!

1- Será que água quebra o jejum?

A preparação para o jejum envolve alguns detalhes, mas poucas perguntas são tão recorrentes quanto aquela referente à água. E é  bom deixar claro que a resposta é não! Beber água antes de um exame que exige jejum não tem problema algum.

Um ponto importante é que se deve beber água para manter o organismo bem hidratado e forte para os exames. Porém, o excesso não é bom e pode comprometer os resultados de exames de urina.

Atenção: somente a água não configura a quebra de jejum. Outros líquidos como sucos, café e refrigerantes não são permitidos durante o período de jejum.

2- É necessário ficar em repouso antes do exame de sangue?

Exercícios físicos, principalmente aqueles de alta intensidade, interferem em alguns parâmetros que são medidos em um exame de sangue. Por isso, é recomendável ficar em repouso ou fazer somente atividades bem leves antes de do exame.

Quando a amostra tem de ser colhida em caráter de urgência, é possível fazer o exame mesmo que a pessoa tenha feito exercícios físicos na véspera. A grande questão é explicar isso para a equipe, assim isso será considerado para que se chegue a valores mais próximos da realidade.

3- É proibido ingerir bebida alcoólica na véspera do exame de sangue?

Sim! A partir do momento em que a pessoa ingere bebida alcoólica, ele deve aguardar pelo menos 72 horas para fazer a coleta de sangue. A grande alteração que o álcool pode provocar é no perfil lipídico (triglicérides e LDL-colesterol). Além disso, para exames que avaliam o comportamento do fígado também são fortemente afetados pelo álcool.

Muitas vezes, uma pequena dose como um cálice de vinho ou um copo pequeno de cerveja podem não causar qualquer alteração. Mas a melhor indicação é realmente evitar o álcool antes dos exames.

4- Mudanças na alimentação antes do exame afetam o seu resultado?

De fato, alterações na rotina alimentar interferem no resultado dos exames. É recomendável não fugir muito do padrão na véspera de uma coleta, pois isso praticamente garante um resultado mais preciso.

Atenção: no caso do perfil lipídico, a dica é manter a dieta habitual por pelo menos cinco dias antes da realização do exame.

5- Jejum de 12 horas é obrigatório para exames de sangue?

A resposta a essa pergunta varia de acordo com o tipo de exame que se vai fazer. Vamos a alguns exemplos: no caso do perfil lipídico, a necessidade de jejum de 12 horas deve ser avaliada com o médico; já para os testes de glicemia e insulina, o jejum recomendado é de oito horas, assim como para o exame de tolerância à lactose.

Você conhece o exame de triglicerídeos?

O exame de triglicerídeos é um dos mais importantes para mantermos a nossa saúde em dia. Ele avalia os índices das principais gorduras presentes no organismo e deve ser realizado regularmente para detectar alterações preocupantes. Saiba tudo sobre o exame de triglicerídeos neste outro post do nosso blog!

 

Fonte: Ministério da Saúde