Setembro Vermelho: a importância da prevenção das doenças cardiovasculares
Os meses coloridos são importantes datas para a conscientização a respeito de diversas doenças. Setembro Vermelho é uma campanha voltada à prevenção das doenças cardiovasculares.
Assim como Outubro Rosa, focado no câncer de mama, e Novembro Azul, que alerta para o câncer de próstata, a campanha Setembro Vermelho tem um direcionamento bem definido.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, no dia 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas.
A importância do combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são consideradas um dos pontos de maior atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas doenças representam o principal grupo de causas de morte em todo o mundo, sendo responsáveis por cerca de 70% das mortes globais, mais de 38 milhões de mortes por ano.
Dentre todas as DCNTs, as doenças cardiovasculares lideram a estatística de mortalidade. A cada ano, mais de 17 milhões de pessoas perdem a vida em decorrência de alguma doença cardiovascular.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Brasil teve quase 400 mil mortes decorrentes de doenças cardiovasculares em 2021. Evitar a evolução das cardiopatias é uma medida fundamental de saúde pública e pode salvar milhares de vidas a cada ano.
Quais são as principais doenças cardiovasculares?
Existem diferentes tipos de doenças cardiovasculares. É muito importante que as pessoas saibam reconhecer sintomas e sinais preocupantes que o corpo pode dar. Cada minuto pode fazer a diferença para garantir uma recuperação satisfatória em casos de doenças cardiovasculares.
Acidente vascular cerebral (AVC)
- confusão mental súbita;
- formigamento;
- fraqueza;
- diminuição da força de um lado do corpo;
- dor de cabeça súbita e intensa;
- alterações da fala, dificuldades de compreensão e desvio labial;
- perda da visão súbita;
- desmaio.
Infarto
- dor no peito que, em geral, dura de 20 a 30 minutos;
- dor na região próxima ao estômago, costas ou braço esquerdo;
- falta de ar;
- suor frio.
Insuficiência cardíaca
- falta de ar;
- inchaço dos pés e das pernas;
- palpitações;
- tosse seca;
- cansaço excessivo.
Doença Arterial Periférica
- dor na panturrilha ao caminhar;
- colocação diferente dos dedos (mais pálidos ou arroxeados);
- alteração na temperatura dos dedos (mais frios);
- dificuldade na cicatrização de feridas (principalmente nas pernas e braços).
Prevenção é decisiva contra doenças cardiovasculares
Tendo em vista que uma doença cardiovascular pode ser muito perigosa e levar à morte em muitos casos, é fundamental adotar ações preventivas.
Hábitos saudáveis no dia a dia são a grande arma contra as doenças cardiovasculares. Em muitos casos, as cardiopatias são resultado de fatores de risco comportamentais. Confira as atitudes de ouro para prevenir doenças cardiovasculares:
- Não fumar;
- Evitar o consumo de álcool;
- Praticar atividade física regularmente;
- Ter uma dieta equilibrada e diversificada;
- Evitar situações de estresse.
Saiba tudo sobre prevenção de doenças
Adotar medidas de prevenção contra as doenças cardiovasculares deve ser um foco permanente de quem deseja se manter saudável. A campanha Setembro Vermelho é fundamental para despertar essa consciência coletiva. Aqui mesmo em nosso blog, temos vários conteúdos para você aprender muito mais sobre saúde e bem-estar. Acesse e confira!
Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)