Quais são os sintomas do mal de Parkinson e suas características

Você sabe quais são os sintomas do mal de Parkinson ou doença de Parkinson? A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson, que dá nome à enfermidade.

O mal de Parkinson é uma doença neurológica progressiva que afeta os movimentos e pode causar tremores, lentidão, rigidez muscular e desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Apesar dos avanços da medicina, a doença de Parkinson ainda não tem cura.

A progressão do mal de Parkinson varia de acordo com a pessoa. Em alguns casos, a doença pode parecer estabilizada porque a evolução é muito lenta. Ainda assim, a maior parte dos parkinsonianos têm uma perda significativa de qualidade de vida devido às limitações de movimentos.

O que causa a doença de Parkinson?

A principal causa da doença de Parkinson é a degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz neurotransmissores ao corpo. Quando a falta ou a redução da dopamina impacta os movimentos do paciente, pode-se diagnosticar a doença.

No entanto, ainda não há estudos que indiquem de forma clara quais são as razões para esta degeneração das células da região cerebral da substância negra.

A doença de Parkinson não é letal, não é contagiosa e nem hereditária. Também é importante pontuar que ela tem efeito fundamentalmente motor, ou seja, não existe alteração relevante na memória ou na capacidade intelectual do parkinsoniano.

Quem pode ter doença de Parkinson?

Qualquer pessoa, independentemente de sexo, raça, cor ou classe social, pode desenvolver a doença de Parkinson, embora a maior incidência se dê em pessoas mais idosas. A grande maioria das pessoas tem os primeiros sintomas a partir dos 50 anos de idade.

Estudos apontam que aproximadamente 1% das pessoas acima de 65 anos têm a doença de Parkinson em algum nível.

Quais são os sintomas da doença de Parkinson?

Apesar de não existir uma cura para a doença de Parkinson, alguns tratamentos já se mostraram eficazes. O principal objetivo das diferentes iniciativas é atrasar o avanço da doença para preservar algum grau de qualidade de vida para o paciente.

Confira abaixo os principais tratamentos que podem ser empregados no combate ao mal de Parkinson.

  • Levodopa ou L-Dopa: medicamento mais importante para amenizar os sintomas da doença, a levodopa se transforma em dopamina no cérebro, o que repõe parcialmente a falta daquele neurotransmissor.
  • Cirurgias: em alguns pacientes, uma cirurgia pode contribuir para uma melhora. São intervenções no núcleo pálido interno (Palidotomia) ou no tálamo ventro-lateral (Talamotomia), que estão envolvidos no mecanismo da rigidez e tremor.
  • Fisioterapia: exercícios físicos ajudam a manter a atividade muscular e a flexibilidade articular. Quando os músculos não são estimulados, eles tendem a se atrofiar e perder força.

Aprenda mais sobre diversas doenças

Entender quais são os sintomas do mal de Parkinson e de outras doenças é muito importante. O conhecimento nos ajuda a lidar com questões de saúde que podem impactar pessoas de diferentes idades. Aqui mesmo em nosso blog, temos conteúdos muito relevantes sobre doenças e dicas para uma vida mais saudável. Vale conferir!

 

Fonte: Associação Brasil Parkinson