Prevenção do câncer de mama: 5 iniciativas fundamentais
A prevenção do câncer de mama é a mais importante arma na luta contra a doença, que teve mais de 66 mil casos registrados no Brasil em 2021. Se considerarmos os números mundiais, foram 2,3 milhões de casos em 2020, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
O movimento Outubro Rosa é fundamental na conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama. Além das iniciativas realizadas ao longo do mês, é necessário que a sociedade se mantenha atenta às medidas preventivas durante o ano inteiro.
Faça o autoexame regularmente
A prevenção do câncer de mama passa pela observação do próprio corpo. As mulheres devem estar preparadas para reconhecer alterações suspeitas e, nesses casos, buscar um serviço de saúde o mais cedo possível.
O autoexame é um cuidado a ser tomado por todas as mulheres acima de 20 anos de idade. A recomendação é que ele seja realizado mensalmente, sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, a mulher deve escolher um dia fixo no mês para fazer o autoexame.
(Leia também: Saiba como realizar o autoexame)
Mantenha hábitos saudáveis
Para reduzir as chances de desenvolver câncer de mama e diferentes tipos de câncer, é essencial que se adote alguns hábitos saudáveis no dia a dia.
Uma vida mais plena e longeva tem tudo a ver com uma alimentação diversificada e equilibrada, uma rotina de exercícios físicos e o afastamento do consumo de álcool e cigarro. Além disso, a manutenção do peso próximo do ideal também contribui na prevenção do câncer.
Faça a mamografia
A mamografia é um exame que pode ser incluído nos exames de rotina e contribui para identificar o câncer de mama antes da apresentação de sintomas.
É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e pode ser feita em qualquer idade quando há indicação médica.
Para as mães, é recomendável amamentar seus bebês
O leite materno é um alimento importantíssimo para o desenvolvimento saudável dos bebês. Além da proteção da criança, também há benefícios para a mãe, inclusive em relação à prevenção do câncer de mama.
Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama caem na mulher.
Fique atenta aos fatores de risco
As medidas preventivas passam também pela compreensão geral do próprio corpo. Existem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama que não são modificáveis, tais como a idade (o risco aumenta após os 50 anos); o início da menstruação antes dos 12 anos; a menopausa tardia; a presença de história familiar para câncer de ovário ou de mama; a alta densidade mamária e a presença de mutações genéticas.
É recomendável mapear estes fatores de risco e somar isso às demais medidas de prevenção contra o câncer de mama.
Aprenda muito mais sobre prevenção de doenças
A prevenção do câncer de mama e de várias outras doenças tem tudo a ver com a adoção de hábitos saudáveis. Acesse os outros posts do nosso blog para conferir dezenas de conteúdos que vão ajudar você a ter uma vida cada vez mais equilibrada e plena.
Fonte: Ministério da Saúde e Inca (Instituto Nacional de Câncer)