Perda de memória: conheça 5 causas surpreendentes

A perda de memória é um dos reflexos naturais da queda na capacidade cognitiva das pessoas, que faz parte do processo de envelhecimento. Existem várias razões para alguém ter uma piora em sua capacidade de memorização, entre as quais fatores genéticos, hábitos do dia a dia e outras condições de saúde.

Dentre os motivos que levam à perda de memória, existem alguns que muitas vezes passam despercebidos pela população. É importante conhecê-los para tomar medidas preventivas e manter a memória afiada pelo maior tempo possível.

1- Solidão

Muitos idosos passam longos períodos sem a companhia de outras pessoas, dada a dificuldade de convívio social e redução das capacidades físicas. O isolamento amplia os riscos de declínio cognitivo e pode causar perda de memória.

É altamente recomendável que familiares procurem visitar os idosos com regularidade, além de incentivá-los a fazer atividades que exercitem o cérebro. Conversar, cantar e fazer jogos interativos são algumas das formas de fazer isso.

2- Poluição

A maioria das pessoas sabe que a poluição impacta negativamente os pulmões e provoca problemas respiratórios. Mas seus danos também se estendem à memória de longo prazo e pode até mesmo causar uma redução cerebral. É o que mostra uma pesquisa realizada na Inglaterra.

3- Problemas de audição

O avançar dos anos tem como um dos efeitos mais conhecidos os problemas de audição. Conforme um idoso, passa a ouvir com mais dificuldade, a capacidade de manter a atenção também pode cair.

Outro ponto importante relacionado à perda de audição é a tendência a um maior isolamento social pela dificuldade em ouvir o que se passa à sua volta. Além disso, a dificuldade de ouvir gera um trabalho extra para o cérebro, que tenta compensar a deficiência e fica com menos recursos para as atividades cognitivas.

4- Hipertensão

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que pode prejudicar o organismo de diversas formas.

Um dos impactos da hipertensão é o desenvolvimento de quadros de demência, de acordo com estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa demonstrou danos nas artérias cerebrais em pessoas que tiveram pressão alta ao longo dos anos.

5- Alimentação desequilibrada

As escolhas alimentares são decisivas para manter a saúde em dia. Refeições nutritivas e bem variadas contribuem para o bom funcionamento do organismo, enquanto os alimentos com altos teores de açúcares e gorduras podem causar problemas em médio e longo prazo. 

Diferentes estudos já apontaram que escolher alimentos ricos em nutrientes pode preservar a memória por mais tempo. 

Aprenda muito mais sobre saúde e bem-estar

A perda de memória pode acontecer com qualquer pessoa e faz parte do processo natural de envelhecimento. No entanto, os bons hábitos são decisivos para preservar a memória pelo maior tempo possível. 

Que tal aprender muito mais sobre saúde e bem-estar? Aqui mesmo no blog do Laboratório Cella, temos dezenas de conteúdos sobre diferentes assuntos. Acesse agora mesmo!

 

Fonte: Academia Brasileira de Neurologia