Novembro Azul: câncer de próstata é uma doença a ser enfrentada
Você sabia que 62% dos homens brasileiros só procuram um médico quando sentem sintomas insuportáveis? O dado é resultado de um Instituto Lado a Lado pela Vida e mostra a importância da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a população sobre o câncer de próstata e a saúde masculina em geral.
Assim como outros tipos de cânceres, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de um tratamento efetivo que possa curar o paciente. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o Brasil deve registrar 215 mil novos casos de câncer de próstata entre 2023 e 2025.
Tratamento do câncer de próstata avança no mundo
À medida que a medicina se desenvolve, novas tecnologias contribuem para o tratamento de doenças como o câncer de próstata.
Uma nova abordagem, em desenvolvimento nos Estados Unidos, se baseia na terapia hormonal. O tratamento experimental – publicado no jornal científico New England Journal of Medicine – combina os medicamentos ADT e enzalutamida para inibir a produção da testosterona, o hormônio masculino.
No Brasil, já há cirurgias que contam com a assistência de um robô, equipado como um cirurgião – ele tem braços que seguram instrumentos cirúrgicos e microcâmeras, mas não opera sozinho: é controlado por mãos humanas de um médico.
A cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata registra 90% de chance de cura, sem precisar de quimioterapia e radioterapia, além de ser minimamente invasiva.
Exames fundamentais para avaliar a saúde da próstata
Alguns exames são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata:
- PSA: realizado a partir de um exame de sangue, o procedimento é um dos mais importantes na avaliação da próstata. Ele tem como objetivo analisar o marcador tumoral PSA (Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata). Aqui no Laboratório Cella, disponibilizamos esse exame aos pacientes.
- Toque retal: o exame de toque é realizado por urologistas e proctologistas para avaliar se a próstata parece maior ou mais dura do que deveria.
- Ultrassonografia transretal: procedimento um pouco mais invasivo, indicado prioritariamente a pacientes que tiveram alterações detectadas nos exames de PSA e de toque retal.
- Exame de urina: o PCA3 é um exame específico para avaliar se existe câncer de próstata e qual é o seu estágio.
- Biópsia: o objetivo desse procedimento é confirmar diagnósticos prévios de alterações na próstata.
Cuide da sua saúde hoje e sempre
O alerta a respeito da saúde masculina e, em especial, a respeito do câncer de próstata é muito importante. O movimento Novembro Azul promove a conscientização no Brasil e no mundo para levar os homens a cuidar de sua própria saúde.
No blog do Laboratório Cella, temos dezenas de conteúdos sobre prevenção de doenças e bons hábitos de vida. Vale conferir!