Março Azul Escuro: a importância da prevenção do câncer colorretal

O terceiro mês do ano, conhecido pelo movimento Março Lilás que destaca o enfrentamento ao câncer de colo de útero, tem também outra campanha de saúde muito relevante, o Março Azul Escuro, ou Março Azul-Marinho.

O movimento, liderado por diferentes entidades de saúde, tem como objetivo promover a prevenção do câncer colorretal, que tem aproximadamente 40 mil novos casos a cada ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse tipo de câncer surge no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

O que devemos fazer para prevenir o câncer colorretal?

Assim como outros tipos de tumores, o câncer colorretal tem fatores de risco bastante relacionados a hábitos de vida que cada pessoa tem. O sedentarismo, por exemplo, aumenta as chances de desenvolver esta e outras doenças.

Outro ponto de atenção é a alimentação, que deve ser rica em fibras, vegetais e alimentos naturais. Isso melhora a saúde e também ajuda a evitar o sobrepeso, outro fator de risco com câncer colorretal. Nas escolhas alimentares, também é recomendável que as pessoas evitem carnes processadas e outros alimentos ultraprocessados.

Também são fatores de risco o tabagismo e o alcoolismo, dois hábitos negativos que estão associados a inúmeras complicações de saúde.

Existe, ainda, o histórico familiar como fator que eleva as chances de desenvolver câncer colorretal. É importante que as pessoas conheçam o histórico de parentes para intensificar os demais cuidados caso tenham casos de câncer na família. Vale ressaltar que pessoas com mais de 50 anos têm maiores chances de desenvolver a doença, independentemente do histórico familiar.

Como identificar o câncer colorretal?

A avaliação preventiva do câncer colorretal, que deve ser realizada periodicamente de acordo com orientação médica, pode ser feita por meio da análise de sangue oculto nas fezes. Quando o sangue é detectado no exame, costuma-se pedir um exame mais específico e investigativo, a colonoscopia, que permite avaliar toda a extensão do intestino grosso em busca de lesões que, caso existam, são analisadas em biópsia.

Outro exame que pode ser solicitado é a retossigmoidoscopia, que observa alterações na parte final do intestino. O acompanhamento médico determinará os passos para diagnóstico e procedimentos a serem feitos.

Prevenção do câncer e de todas as doenças

Cultivar bons hábitos de vida e realizar exames regularmente são atitudes fundamentais para se manter afastado dos riscos de desenvolver câncer e outras doenças perigosas.

A campanha Março Azul Escuro, assim como o Março Lilás, são fundamentais para despertar a consciência na população para a importância dos vale conferir outros conteúdos disponíveis aqui mesmo em nosso blog.

 

Fonte: Ministério da Saúde