Manteiga faz mal para a saúde ou não? 5 mitos e verdades

Quando o assunto é alimentação, uma das dúvidas mais comuns diz respeito a uma das figurinhas carimbadas das mesas de café da manhã. Afinal de contas, a manteiga faz mal para a saúde ou não?

Assim como acontece com muitos alimentos, o segredo do consumo da manteiga está na quantidade. É importante esclarecer alguns pontos a respeito dessa gordura que passamos no pãozinho e que cai bem em várias receitas.

Confira a seguir os maiores mitos e verdades sobre a manteiga.

1- Manteiga não traz nenhum benefício à saúde: MITO

Quando consumida sem exageros, a manteiga pode favorecer o organismo em alguns aspectos. A presença de vitamina A faz dela uma aliada da saúde dos olhos, por exemplo. Esse nutriente também é indispensável para o funcionamento da glândula tireoide e os hormônios produzidos por ela (T3 e T4), que regulam o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento do corpo.

A manteiga também fornece boas quantidades de ácido linoleico conjugado, um composto com ação anti-inflamatória, encontrado naturalmente em carnes e laticínios provenientes de animais alimentados com pasto. Já o ácido butírico e os glicoesfingolipídeos (GSL) presentes na manteiga contribuem para a saúde intestinal.

2- É importante moderar o consumo de manteiga: VERDADE

Devemos compreender que a manteiga é um alimento composto quase integralmente por gorduras saturadas. Uma dieta saudável requer atenção à quantidade e frequência do seu consumo por conta dessa característica.

A American Heart Association sugere limitar a ingestão de gordura saturada a não mais de 13 gramas por dia em uma dieta de 2.000 calorias. Para se ter ideia, uma colher (sobremesa) rasa de manteiga contém, em média, 6,4 g de gordura saturada, cerca de 50% da ingestão diária recomendada de gordura saturada.

3- Margarina faz bem, manteiga faz mal: MITO

A margarina é considerada uma alternativa à manteiga, algo que criou o senso comum de que se trata de um alimento mais saudável. De fato, não podemos considerar que a margarina é benéfica à saúde.

O grande problema de boa parte das margarinas é a presença de gorduras trans, que aumenta o risco de infarto e AVC. Mesmo em níveis baixos, a ingestão desses compostos deve ser minimizada. A manteiga, por outro lado, é composta de gorduras saturadas, que devem ser consumidas com moderação, mas são menos nocivas ao organismo do que as gorduras trans.

4- Manteiga em excesso pode elevar o colesterol ruim no sangue: VERDADE

Os riscos associados ao consumo excessivo de manteiga são principalmente devido ao seu alto teor de gordura saturada, que pode levar a um aumento dos níveis de “colesterol ruim” (LDL). Esse aspecto contribui para doenças cardíacas, acúmulo de gordura visceral, obesidade e até um aumento no risco de Alzheimer e demência

Devido a esse risco de aumento do LDL, pessoas com níveis de colesterol e triglicérides elevados, ou sobrepeso, podem optar por alternativas mais saudáveis, tais como o azeite. No entanto, é preciso sempre contar com o apoio de um nutricionista para desenvolver a dieta mais adequada.

5- Quem tem intolerância à lactose pode consumir manteiga: DEPENDE

Embora a manteiga possua lactose, algumas pessoas com intolerância a esse açúcar conseguem consumir manteiga sem maiores problemas. Esse é um aspecto que varia de acordo com o grau de intolerância, por isso cada pessoa deve avaliar cuidadosamente.

Vale destacar que já existem manteigas na versão zero lactose. Elas recebem a enzima lactase no processo de fabricação para reduzir o teor deste açúcar que causa desconfortos.

Alimentação saudável vale ouro!

Afinal, a manteiga faz mal ou não? Como explicamos acima, é tudo uma questão de moderação no consumo desse alimento. Essa palavra mágica é bem-vinda para todas as escolhas nutricionais que fazemos, assim como para a adoção de hábitos saudáveis.

Se você busca ter uma vida mais plena e longeva, vale conferir outros conteúdos disponíveis aqui mesmo no blog do Laboratório Cella.