Hambúrguer faz mal? 5 dicas para deixar seu burger mais saudável

Poucas guloseimas fazem tanto sucesso como o famoso hambúrguer. Existem diferentes estilos e preparos, mas o que não tem como negar é o fato de que ele agrada milhões e milhões de pessoas pelo mundo.

Afinal de contas, hambúrguer faz mal para a saúde? É possível comer um bom burger sem peso na consciência?

De fato, este é um prato que, em muitos casos, traz alguns pontos negativos, tais como o excesso de gorduras, de sódio e de carboidratos, dependendo da receita escolhida.

Para que o hambúrguer seja mais nutritivo, vale a pena seguir algumas dicas.

1- Escolha ingredientes frescos

Independentemente da receita que você vai fazer, o hambúrguer, assim como qualquer outro preparo, pode ser mais saudável se os ingredientes escolhidos forem frescos. Dê preferência a carnes frescas, não os hambúrgueres congelados e / ou processados.

Também vale a pena ter a mesma atenção em relação ao pão e aos complementos do seu burger.

2- Busque as alternativas mais nutritivas

Na escolha dos ingredientes, é possível selecionar aqueles com maior valor nutricional. A carne, por exemplo, pode ser menos gordurosa a depender do corte escolhido. O mesmo vale para o queijo, que pode ter a companhia de verduras que agregam nutrientes à receita. Além disso, a opção pelo pão integral ou para algum pão natural também pode contribuir para tornar seu hambúrguer mais saudável.

3- Tenha cuidado com o excesso de gorduras

Escolher as carnes menos gordurosas para o preparo do hambúrguer é um passo importante, mas não é suficiente. O excesso de queijos e molhos, além de complementos como o bacon, são um grande problema do ponto de vista nutricional, por isso vale a pena ter especial atenção neste ponto. Procure controlar bem as quantidades e faça a opção pelas alternativas menos gordurosas.

4- Deixe a batata frita de lado

A batata frita é conhecida como um acompanhamento perfeito para o hambúrguer, não é mesmo? Porém, do ponto de vista nutricional, ela não é uma boa aliada, já que traz uma quantidade elevada de carboidratos e gorduras.

A dica é evitar a batata frita ou consumir uma porção muito reduzida junto do hambúrguer. Vale destacar que o pão já cumpre o papel do ponto de vista da oferta de carboidratos na receita.

5- Solte a criatividade!

Para que seu hambúrguer fique mais saudável, vale a pena explorar as diferentes possibilidades de preparo, sempre com foco na parte nutricional dos ingredientes. Variações dos complementos são sempre bem-vindas, você pode apostar em legumes, verduras, cogumelos e grãos para fazer hambúrgueres criativos e diferentes.

Também vale experimentar combinações que trocam a carne de boi por frango ou peixe para que o hambúrguer seja ainda mais saudável.

Hambúrguer faz mal? Depende das escolhas que fazemos

Da próxima vez que alguém te perguntar se hambúrguer faz mal, a resposta é muito simples: “depende das escolhas que fazemos”.

Com uma boa variação de ingredientes e atenção às quantidades, podemos ter um hambúrguer saboroso e nutritivo.

Para aprender mais sobre alimentação e saúde de forma mais ampla, vale a pena conferir as dezenas de conteúdos disponíveis aqui mesmo em nosso blog. Acesse este link e confira!