Ficar sentado muito tempo faz mal: entenda os riscos

Você já ouviu falar que ficar sentado muito tempo faz mal? A realidade de milhões de pessoas impõe longos períodos em que não podemos nos levantar e que nos obriga a ficar sentados em frente ao computador.

Estudos realizados ao longo das últimas décadas apontam que o tempo mais longo em que permanecemos sentados aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças como diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

A ciência ainda é inconclusiva sobre as razões exatas pelas quais ficar sentado por muito tempo faz mal. De acordo com a principal teoria, os músculos não têm chance de se contrair e operar corretamente. Com isso, suas funções na regulação de níveis como os de açúcar no sangue e colesterol ficam comprometidas.

Ficar sentado muito tempo, “o novo fumar”

Em 2017, durante o Congresso Brasileiro de Nutrologia, a pediatra Rita Raman definiu o tempo excessivo sentado como “o novo fumar”. A definição pode parecer alarmante, mas nada mais é do que um reflexo da preocupação da comunidade científica em torno do tema.

Uma pesquisa publicada pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apontou que ficar sentado por longos períodos pode abreviar o tempo de vida.

O que fazer para resolver o problema?

De acordo com outro estudo, publicado na na revista do Colégio Americano de Medicina Esportiva, é possível atenuar os riscos com uma atitude bem simples: cinco minutos de caminhada leve a cada meia hora. E não é necessário caminhar em grande velocidade, pode ser bem devagar, o importante é colocar o corpo minimamente em movimento.

Como o trabalho moderno impõe longos períodos sentado quase inevitavelmente, cabe às empresas e aos trabalhadores buscar formas de lidar melhor com os riscos e reduzi-los. É muito importante criar o hábito de se levantar a cada 30 minutos para andar um pouco e permitir que os músculos se contraiam. Isso também pode ajudar a clarear as ideias e pode até ser benéfico para a produtividade.

Além da saúde física e orgânica, se movimentar em alguns momentos durante o dia melhora o humor e alivia o estresse.

Em alguns momentos, é possível trocar a caminhada por um alongamento ou agachamento. O importante é permitir que o corpo se movimente de alguma forma, mesmo que por poucos minutos. Outra ideia, caso você esteja em home office, é colocar uma música bem animada e dançar durante os 3 ou 4 minutos que ela durar.

Sua saúde é o seu bem mais precioso

É fato que ficar sentado muito tempo faz mal para a saúde. As descobertas científicas nos dão elementos para cuidar do corpo e da mente, por isso devemos estar sempre bem informados para garantir uma saúde de ouro.

Para aprender muito mais sobre bons hábitos e qualidade de vida, confira os outros conteúdos disponíveis aqui em nosso blog. Acesse este link e confira!