Desde de 2017, o Brasil adota a campanha Dezembro Vermelho para fechar o ciclo de meses coloridos focados na prevenção de determinadas doenças. 

No último mês do ano, a pauta é o combate ao vírus HIV, inclusive por conta do Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro. O Dezembro Vermelho também tem como objetivo a conscientização a respeito de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos

A campanha Dezembro Vermelho se baseia em três pilares fundamentais na luta contra o vírus HIV. Em primeiro lugar, a prevenção é incentivada para que as pessoas não tenham de enfrentar na pele a doença. O uso de camisinhas, por exemplo, é um grande símbolo da luta contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Dezembro Vermelho também tem como foco a assistência aos portadores do vírus HIV. Por ser uma doença sem cura, é essencial que o acompanhamento seja permanente, com medicamentos e hábitos para um enfrentamento mais consistente.

Por fim, os direitos humanos dos doentes é algo valorizado pelo Dezembro Vermelho. Muitas vezes, as pessoas ficam estigmatizadas por conta da doença, por isso o trabalho de conscientização junto à sociedade tem uma importância enorme.

(Leia também: 5 dúvidas sobre exames que são muito comuns)

As ações realizadas durante o Dezembro Vermelho

A campanha Dezembro Vermelho conta com algumas ações que funcionam bem em outros meses coloridos, tais como Outubro Rosa e Novembro Azul.

A iluminação de prédios públicos é a que chama mais a atenção. Além disso, o governo veicula campanhas que reforçam as mensagens de prevenção e promove palestras e atividades educativas para levar a conscientização ao maior número possível de pessoas.

As ações são realizadas por meio de parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais. Em grande medida, a população em geral também pode contribuir ao trazer para o debate a questão de se prevenir contra a AIDS e outras DSTs.

Em 2020, apesar da pandemia de covid-19, ações pontuais estão previstas por governos municipais e estaduais. A testagem de pessoas para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis é uma das iniciativas, bem como lives para levar informações valiosas à população.

Saiba muito mais sobre saúde!

A luta contra a AIDS e a campanha Dezembro Vermelho devem ser valorizadas dentro de um esforço mais amplo de promoção da saúde. No blog do Laboratório Cella, procuramos colaborar com conteúdos diversos sobre hábitos saudáveis e sobre doenças. Clique aqui e confira os outro posts do blog agora mesmo!

 

Fonte: Ministério da Saúde