Conheça os principais exames ocupacionais obrigatórios

Nas relações de trabalho, os exames ocupacionais têm um papel muito importante. São diferentes avaliações que buscam resguardar tanto o funcionário quanto a empresa contratante.

Se você é um novo funcionário ou pretende entrar em uma empresa, vale a pena conhecer os principais exames ocupacionais. Muitos deles são obrigatórios e previstos na legislação trabalhista, por isso é recomendável que as pessoas tenham ao menos uma ideia a respeito.

Quando e como fazer os exames ocupacionais?

Os exames ocupacionais são realizados por iniciativa da empresa em que o colaborador trabalha. Para isso, é seguido o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Não cabe ao funcionário fazer os exames por conta própria, as indicações e orientação a respeito dos exames ocupacionais são feitas pela própria empresa.

Preparamos uma lista com os exames ocupacionais considerados mais importantes para trabalhador e empresa. Veja quais são eles!

1- Exame admissional

O exame realizado dias antes da entrada de um novo funcionário na empresa é, possivelmente o mais conhecido entre todos os exames ocupacionais. Essa é uma avaliação bem abrangente que busca confirmar se o trabalhador está apto física e psicologicamente para iniciar sua trajetória na nova empresa.

De acordo com o tipo de função a ser exercida, o exame admissional pode ter algumas particularidades. Fundamentalmente, essa análise investiga a existência de algum problema de saúde anterior à entrada do novo funcionário. 

O médico responsável faz uma série de perguntas à pessoa, mede a sua pressão arterial e pode avaliar algum outro aspecto relevante para a função que ele passará a realizar.

2- Exames periódicos

Os exames periódicos são avaliações gerais similares ao exame admissional, que acontecem em intervalos determinados de tempo – de acordo com a função exercida e com a idade do trabalhador. 

Para funcionários entre 18 e 45 anos de idade que não estão expostos a riscos ocupacionais, os exames periódicos são realizados a cada dois anos. Já os colaboradores com menos de 18 anos ou mais de 45, o intervalo é anual. Esse tempo entre um exame e outro é o mesmo para pessoas que têm doenças crônicas ou estão expostas a riscos ocupacionais.

3- Exames complementares

Os exames complementares são avaliações que podem ser solicitadas pelo médico responsável, de acordo com o perfil do trabalhador. Esses exames são destinados a monitorar a saúde de pessoas que exercem alguma função que ofereça riscos. Outra razão para uma análise complementar é entender a evolução de um problema crônico que a pessoa tenha. 

Dentre os vários exames complementares, alguns deles são análises laboratoriais. Exames de sangue, urina e fezes possibilitam a identificação de doenças e outras condições de saúde.

Faça todos os exames necessários!

Já que falamos de análises clínicas que estão entre os mais importantes exames ocupacionais complementares, é importante saber onde realizar esses procedimentos. O Laboratório Cella é referência em análises clínicas em Sorriso – MT e região. Caso você precise realizar algum tipo de avaliação laboratorial, pode contar com o Cella para uma análise precisa. Saiba tudo sobre o nosso trabalho e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!