Câncer de pele: 5 dicas para se preservar contra a doença
A aproximação do verão traz o alerta das altas temperaturas e do sol intenso. É também nesse período que se fala mais sobre o câncer de pele, o tipo de câncer com maior incidência no Brasil.
A cada ano, são registrados 180 mil novos casos de câncer de pele em território nacional. A única forma de reduzir esse alarmante índice é despertar a consciência da população – objetivo encampado pela campanha Dezembro Laranja.
O movimento, criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), busca esclarecer para os brasileiros que o risco da doença é real e precisamos adotar medidas de proteção. Parcerias com instituições públicas e privadas resultam em iniciativas práticas de contato com o povo para alertar a respeito do câncer de pele.
Um dos pontos de maior atenção é o que pode ser feito para se preservar e evitar a doença. A velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar vale demais quando o assunto é câncer de pele – embora exista 90% de chance de cura quando a doença é detectada de forma precoce.
Veja a seguir quais são os cinco hábitos fundamentais que você deve adotar – principalmente durante o verão – para se proteger contra a doença.
1- Tenha cuidado com a exposição ao sol
O sol é o grande vilão quando o assunto é câncer de pele. No verão, aqueles períodos de sol de rachar são os mais perigosos. A recomendação é evitar ao máximo a exposição direta entre 10h e 16h. Perceba que não é apenas o famoso “sol do meio-dia” que deve ser evitado.
Além disso, uma dica é evitar a exposição por períodos muito prolongados, sobretudo durante os horários citados acima.
2- Use protetor solar da forma correta
Quer tomar sol e pegar aquele bronzeado? Então tenha um protetor solar sempre por perto!
O filtro solar com fator de proteção de o mínimo 15 é um aliado fundamental para se proteger contra o câncer de pele. E não adianta passar pela manhã e se esquecer dele até o dia seguinte. A proteção varia entre duas a três horas, depois o filtro deve ser reaplicado em caso de nova exposição ao sol.
3- Busque outras formas de proteção contra o sol
Diante do sol muito forte, o filtro solar pode ter a companhia de outros itens para você ficar bem protegido.
Chapéus, bonés, roupas que cubram a maior parte da pele e óculos escuros são alguns exemplos de proteção para adotarmos principalmente no verão.
4- Evite câmeras de bronzeamento artificial
O sol não é o único fator que potencializa as chances de desenvolvimento de câncer de pele. As câmaras de bronzeamento artificial também são consideradas uma ameaça, pois podem provocar alterações nas células da pele.
Caso você queira a pele bronzeada, a dica é fazer isso de forma natural, mas com protetor e nos horários de sol menos forte!
5- Faça exames preventivos
Existem diferentes exames utilizados para detectar o câncer de pele. O ideal é consultar um dermatologista com alguma regularidade para pedir as orientações e se manter em alerta.
A grande vantagem em realizar os exames com certa frequência é a possibilidade de detectar a doença ainda em sua fase inicial.
Mantenha todos os exames em dia
Os exames contra o câncer de pele são apenas alguns dos vários que devemos fazer regularmente para manter a saúde em dia. No Laboratório Cella, oferecemos centenas de tipos de análises clínicas à população de Sorriso (MT) e região. Entre em contato com a gente para tirar todas as suas dúvidas: 66 99634 1790.
Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Hospital de Câncer de Barretos