Câncer de colo do útero: o que é e qual a importância da prevenção
O câncer de colo do útero é uma doença perigosa assim como os demais tipos de câncer. Somente em 2019, mais de seis mil mulheres morreram no Brasil em decorrência da doença.
É importante conhecermos as características do câncer de colo do útero e ainda mais importante que as mulheres adotem medidas de prevenção.
O que é o câncer de colo do útero?
O câncer de colo do útero tem como principal causa a infecção por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV). Essa doença também é conhecida como câncer cervical.
O HPV muitas vezes é transmitido por relações sexuais, mas, na maioria das vezes, não causa câncer de colo do útero. Há casos em que alterações celulares podem se desenvolver em uma forma cancerígena.
O câncer de colo do útero está entre os três tumores malignos mais frequentes entre as mulheres, atrás somente do câncer de mama e do câncer colorretal, além de ser a quarta maior causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.
Por isso, a prevenção é a melhor forma de enfrentar essa doença!
Papanicolau, o exame contra câncer de colo do útero
O exame contra o câncer de colo do útero é conhecido como Papanicolau, em referência ao médico grego Geórgios Papanicolau, que criou esse exame.
Trata-se de uma análise de citologia cervical, em que é coletado material do colo uterino e analisado em microscópio para detectar a presença do vírus HPV.
No Laboratório Cella, você pode realizar esse e outros exames para se prevenir contra uma série de doenças!
Como reduzir as chances de contrair a doença
É impossível ter uma blindagem absoluta contra o câncer de colo do útero, mas existem três hábitos que ampliam os riscos: tabagismo, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e início precoce da atividade sexual com múltiplos parceiros. Por isso, é recomendável evitar esses três fatores de risco.
A prevenção contra esse tipo de câncer pode ser feita com a vacinação contra o HPV. Desde 2014, o Ministério da Saúde aplica a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos de idade. E, desde 2017, a vacina é aplicada também em garotos de 11 a 14 anos.
Vacinação e exame preventivo Papanicolau são medidas complementares para minimizar os riscos de contrair a doença.
Aprenda mais sobre outros tipos de câncer
Além do câncer de colo do útero, é importante que a gente conheça outros tipos de câncer. Essa é uma doença perigosa que pode se manifestar em diferentes casos.
Aqui em nosso blog, temos vários textos sobre tipos de câncer, tais como a leucemia. Nesse espaço você também vai encontrar muitos conteúdos sobre vida saudável, boa alimentação e outras dicas para uma vida mais plena. Clique aqui para conferir todos os posts disponíveis no blog do Laboratório Cella!
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)