A busca pela felicidade: quais hábitos podem contribuir?

A busca pela felicidade é algo que faz parte da existência humana e gera inúmeros debates e questionamentos. Afinal, existe uma fórmula para ser mais feliz? Quais hábitos devemos cultivar para termos uma vida mais plena?

Se você também está na eterna busca pela felicidade, tenha em mente que existem algumas formas de encurtar esse caminho. Existem hábitos positivos que têm potencial para nos fazer mais felizes ao longo do tempo. Conheça alguns deles.

1- Faça atividades físicas

Várias pesquisas já demonstraram que uma simples caminhada diária de 30 minutos pode melhorar a saúde e gerar uma sensação de bem-estar. Mais do que isso, estudos sobre felicidade revelam que as pessoas se beneficiam mais quando praticam exercícios moderados e de alta intensidade, que aumentam a frequência cardíaca.

2- Valorize e cultive as boas relações

A ciência também aponta que as nossas conexões sociais são importantes em termos de bem-estar geral e satisfação com a vida. Em uma rotina tão corrida, é difícil encontrar tempo para nutrir as relações com amigos e familiares. Mas é altamente recomendável se organizar para se encontrar com pessoas queridas, já que isso pode fazer bem a você e a elas.

3- Pratique a gratidão

Estudos mostram que o senso de gratidão tem o poder de nos proteger contra as emoções negativas e, com isso, gerar maior sensação de felicidade.

A dica é colocar a gratidão como uma prática em sua rotina, vale a pena fazer uma lista de coisas ou pessoas pelas quais você é grato. Isso pode ser feito em um papel, no celular ou no computador, como for mais prático e simples.

4- Entenda o que te faz feliz e dedique tempo a isso

É fato que não tem como sermos felizes o tempo todo. Porém, podemos reconhecer aquelas atividades que nos trazem uma sensação de bem-estar e, por isso, nos aproximam da real felicidade.

Procure entender quais são as atividades que fomentam emoções positivas em você e dedique o maior tempo possível a elas.

5- Pratique atos de bondade

A capacidade de doação é uma virtude muito mais poderosa do que se imagina. Quando praticamos atos de bondade, proporcionamos momentos positivos para outras pessoas e criamos um ciclo virtuoso. A boa ação faz bem a todos os envolvidos, inclusive para quem pratica o gesto de desprendimento e doação.

Vida saudável em todos os sentidos

Ter uma vida plena e saudável é um objetivo que devemos buscar em todas as fases. Encontrar formas de ser mais feliz pode trazer benefícios para a nossa saúde física, mental e emocional. A busca pela felicidade é algo que todos nós podemos incorporar em nossas rotinas.

Aqui mesmo no blog do Laboratório Cella, temos dezenas de conteúdos sobre saúde e boas práticas que podem nos trazer mais bem-estar. Acesse este link e confira o nosso blog.