Quais são as causas da obesidade? Conheça 5 grandes fatores

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é definida pelo excesso de gordura corporal, em níveis prejudiciais à saúde. É bastante comum a dúvida sobre quais são as causas da obesidade e o que pode ser feito para evitar essa doença.

Também de acordo com a OMS, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo tem algum grau de obesidade. Trata-se de uma questão de saúde pública importante que demanda conscientização da população. Afinal, quais são as causas da obesidade? Veja alguns dos fatores considerados determinantes para a evolução de um quadro de sobrepeso até um nível de obesidade.

1- Excesso de alimentos ultraprocessados

Em geral, países de renda mais baixa registraram quadros de desnutrição ao longo das décadas. No entanto, houve um aumento acelerado da obesidade nessas nações nos últimos anos. 

A transição da carência alimentar para uma realidade de obesidade crescente tem muito a ver com a ampla oferta de alimentos ultraprocessados e hipercalóricos, que tem um custo acessível e podem ser muito prejudiciais à saúde, por seus altos índices de açúcar, gordura e sódio. Um agravante é o consumo dos ultraprocessados ainda na infância.

2- Falta de uma rotina alimentar

O consumo de ultraprocessados é um problema que se soma à dificuldade de muitas pessoas em criar uma rotina alimentar equilibrada.

Na correria da rotina, muitas vezes elas acabam fazendo refeições pobres do ponto de vista nutricional. Além disso, o desequilíbrio em relação aos horários das refeições também pode contribuir para o ganho de peso em ritmo acelerado.

(Leia também: Dieta saudável: 5 dicas de ouro para você ter mais equilíbrio)

3- Más escolhas alimentares

Além da falta de rotina, existe uma questão de consciência a respeito da alimentação. Algumas pessoas até evitam os alimentos ultraprocessados, o que é bastante positivo, mas isso não é suficiente se não for acompanhado de boas escolhas.

A rotina alimentar deve levar em consideração os aspectos nutricionais em cada refeição do dia. Não basta ter horários bem definidos, é importante montar um cardápio equilibrado e nutritivo.

4- Sedentarismo

A urbanização e a mudança nos processos de trabalho contribuíram para uma rotina de mais sedentarismo. Grande parte das pessoas tem dificuldade em incluir atividades físicas em seu dia a dia, o que reduz o gasto calórico e acelera o ganho de peso.

5- Predisposição genética

Estudos realizados em diferentes países apontam que a genética tem influência sobre a facilidade de uma pessoa para ganhar peso.

A predisposição genética pode ser definida como a tendência para adquirir excesso de gordura e peso corporal ao longo da vida. Quando há pouco cuidado em relação aos demais fatores, a pessoa pode ter mais chances de se tornar obesa ao longo da vida.

Aprenda muito mais sobre alimentação

Agora que você já sabe quais são as causas da obesidade, lembre-se da importância das boas escolhas alimentares. Aqui no blog do Laboratório Cella, temos vários conteúdos que dizem respeito especificamente à alimentação, vale conferir!

 

Fontes: Ministério da Saúde, Nature e OMS