A adoção de uma rotina saudável e plena é ainda mais vantajosa quando começa nos primeiros anos de vida. Existem diferentes hábitos saudáveis para crianças que ajudam demais os pequenos a terem mais alegria durante essa fase mágica.

A infância é um período muito especial da vida e deve ser desfrutada da melhor maneira possível. É importante que os pais e educadores não confundam isso com uma curtição desmedida, que pode prejudicar a criança de várias formas.

Por isso, vale conferir cinco dos mais relevantes hábitos saudáveis para crianças terem um dia a dia muito feliz!

1- Alimentação equilibrada

Comer bem e de forma equilibrada é um precioso hábito saudável, que vale para todas as idades. Durante a infância, é natural que a predileção por comidas açucaradas e pouco nutritivas apareça, sobretudo pelo convívio com outras crianças que consomem esses produtos.

Cabe aos pais conscientizar os pequenos de que as escolhas alimentares têm um impacto sobre o nosso organismo. A dica é buscar o equilíbrio e não apostar em medidas radicais. Ensine o que faz bem e busque maneiras de incorporar aqueles alimentos ao cardápio regular da criança.

Um bom exemplo é sugerir diferentes frutas e priorizar aquelas que a criança gostar mais. Além disso, não é preciso cortar 100% dos alimentos menos nutritivos, mas restringir bastante o seu consumo.

2- Exercícios físicos regulares

O nosso corpo foi feito para se movimentar e é fundamental que as crianças aprendam isso desde cedo. A prática regular de exercícios físicos traz vários benefícios para o corpo e os pequenos devem manter uma rotina ativa.

Hoje em dia, celulares, tablets, computadores e videogames são importantes obstáculos, mas os pais podem sugerir aos filhos o equilíbrio. Alguns horários para as telas podem ser estipulados, assim como o horário para a prática de esportes e outras atividades físicas.

3- Interação com amigos e colegas

Esse hábito saudável, de certa forma, funciona como complemento à iniciativa anterior. Os esportes coletivos são um excelente exemplo de interação com amigos e colegas, além de ensinarem valores como respeito e trabalho em equipe.

A interação com amigos e colegas ajuda no desenvolvimento social da criança. Essas relações levam ao amadurecimento e prepara os pequenos para a adolescência e, posteriormente, para a vida adulta.

Mais uma vez, vale o alerta para telas como celular e videogame, que podem isolar a criança em uma caixinha. Não é preciso proibir o uso, mas colocar limites razoáveis.

4- Comprometimento com os estudos

A vida das criança tem muitos momentos de lazer (e isso é muito saudável!), mas existem também os momentos de seriedade. O principal exemplo é a escola, que deve ser encarada com comprometimento para que o aprendizado seja muito rico.

As crianças, muitas vezes, torcem o nariz para a importância dos estudos, pois prefeririam brincar por mais horas no dia. É válido mostrar a elas que tem hora para tudo, mas que os estudos não podem ser deixados em segundo plano e que são importantíssimos no seu desenvolvimento.

5- Leituras regulares

Além dos estudos, o desenvolvimento cognitivo e cerebral das crianças tem tudo a ver com a frequência de leitura. Fazer as crianças deixarem de lado os jogos e o celular pode ser um grande desafio, mas isso se torna menos difícil quando elas percebem o quão mágica pode ser a leitura.

Vale a pena explorar a enorme variedade de títulos e oferecer livros progressivamente maiores e mais complexos. Começar logo pelos mais difíceis pode frustrar as crianças e dificultar o grande despertar para a leitura.

Quer saber mais sobre a saúde das crianças?

Entre todos os hábitos saudáveis para crianças, tem um que não mencionamos no post de hoje. Você sabia que a música ajuda no desenvolvimento do cérebro e da memória? Aqui mesmo em nosso blog, fizemos um post sobre o tema, confira!