5 dicas para melhorar a postura e ter mais qualidade de vida

Você sabia que mais de 27 milhões de pessoas sofrem com problemas de postura no Brasil? O dado é da Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acertar a postura é muito importante para minimizar dores e ter mais qualidade de vida e mobilidade no dia a dia. Confira a seguir as principais dicas para melhorar a postura na sua rotina e se livrar desse incômodo.

1- Evite se curvar enquanto estiver sentado

Quem nunca teve aquela sensação de se esparramar em um sofá para relaxar? Fazer isso por um instante pode gerar um bem-estar, mas o problema está na postura incorreta.

Quando nos sentamos muito curvados, fazemos uma pressão exagerada sobre músculos e articulações, o que pode, em médio prazo, trazer problemas de saúde. Crie o hábito de observar a sua postura enquanto estiver sentado e faça as correções necessárias.

2- Preste atenção na posição da cabeça

Você talvez já tenha reparado que temos a tendência de projetar a cabeça para frente quando nos sentamos de frente para um computador. Esse movimento quase natural gera pressão sobre as costas e cria uma rigidez nos ombros.

Procure alinhar a cabeça e o queixo de uma forma que o corpo fique o mais reto possível. Uma dica adicional é ajustar a distância e a altura do teclado, caso você precisa passar longos períodos diante do computador.

3- Esteja sempre apoiado sobre as duas pernas

Quando passamos muito tempo sentados, o desconforto pode nos levar a mudar de posição e deixar o apoio sobre uma das pernas. Esse tipo de movimento, quando repetido por muito tempo, pode criar desequilíbrios musculares na área dos quadris.

A dica é se levantar sempre que possível, de preferência a cada 30 minutos. Com isso, você pode esticar e relaxar a musculatura, além de ter a chance de caminhar um pouquinho ou fazer algum tipo de alongamento.

4- Faça exercícios preventivos ou corretivos

Mesmo aqueles que adotam uma postura correta podem ter algum grau de desconforto nos músculos e articulações. Isso acontece porque muitas vezes precisamos passar longos períodos sentados.

Uma forma de atenuar o impacto negativo é fazer exercícios regularmente, com foco no pescoço.

Para estiramentos do pescoço, a dica é baixar suavemente a orelha esquerda em direção ao ombro esquerdo, fazer 10 a 15 respirações profundas e, em seguida, repetir no lado oposto.

Outro exercício é a rotação de pescoço. Gire lentamente o queixo em direção a um dos ombros, mantenha essa posição por 10 a 15 respirações profundas e repita no lado oposto.

5- Busque ajuda de um especialista

Alguns ajustes na postura são bem-vindos a todas as pessoas, mas é natural que cada corpo tenha as suas características e individualidades. Por isso, a dica final é buscar a ajuda de um fisioterapeuta e/ou de um ortopedista para que o seu caso seja devidamente avaliado.

A observação profissional vai possibilitar uma abordagem mais adequada a cada caso. É possível que sejam recomendados exercícios específicos para corrigir e fortalecer uma parte do corpo que está fragilizada, por exemplo.

Uma vida ativa vale ouro!

Anotou todas as dicas para melhorar a postura? Além de adotá-las em seu dia a dia, vale a pena buscar uma vida mais ativa para ter mais bem-estar e saúde de forma geral.

Aqui mesmo em nosso blog, temos vários conteúdos relevantes para você se colocar em movimento e aprender muito mais sobre os bons hábitos que todos nós devemos abraçar.

 

Fonte: Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido