É bastante comum associarmos bactérias a doenças e outros males. Mas existem também as bactérias boas, mais conhecidas como probióticos. Você sabe quais são os benefícios dos probióticos para o seu corpo?

Antes de falarmos propriamente sobre os benefícios dos probióticos, vale a pena esclarecer quem são eles. Probióticos são bactérias vivas que proporcionam o equilíbrio da flora intestinal e inibem a ação nociva de outras bactérias presentes naquele ambiente.

Mas engana-se quem imagina que os benefícios dos probióticos se limitam ao intestino. Essas bactérias são responsáveis por muitos efeitos positivos sobre o nosso organismo. Saiba quais são os principais deles:

1- Reduzir problemas intestinais

Distúrbios do intestino como constipação e diarreia estão diretamente associados ao desequilíbrio da flora, ou seja, a ação das bactérias ruins compromete todo o funcionamento do órgão. Os probióticos ajudam a virar esse jogo e manter o fluxo intestinal dentro da normalidade.

2- Controlar o estresse

Alguns estudos têm demonstrado a relevância do intestino para além de suas funções básicas. O órgão já foi apelidado de segundo cérebro, inclusive.

Quer ver um exemplo dessa conexão entre intestino e cérebro? Alguns probióticos contribuem para a produção de neurotransmissores associados à felicidade e controle de ansiedade. Com isso, eles ajudam no controle do estresse.

3- Prevenir o aparecimento de câncer

Quando as bactérias ruins tomam conta do intestino, existe maior risco de inflamações, que podem evoluir para tumores com o passar do tempo. 

Os probióticos são indicados até mesmo como um reforço no tratamento de cânceres já existentes. Eles ajudam a minimizar o impacto de reações adversas causadas pela quimioterapia e radioterapia.

4- Diminuir a predisposição à obesidade

Inúmeros estudos já demonstraram que a obesidade é muito mais do que uma questão estética. Para manter o corpo em forma e evitar toda a carga do sobrepeso excessivo, uma das dicas é ingerir probióticos.

Algumas das bactérias boas reduzem o ganho de massa corporal, o que ajuda a manter o peso em níveis adequados.

5- Elevar a imunidade do organismo

Cuidar-se bem é também trabalhar para deixar nosso corpo bem protegido contra os possíveis problemas que podem surgir. Os probióticos potencializam a imunidade do organismo e deixam as células de defesa bem afiadas para combater invasores.

Alguns probióticos ainda ajudam essas células protetoras a viver mais tempo, o que mantém nosso exército de defesa.

Quais alimentos possuem probióticos?

Os probióticos fazem um bem danado ao organismo! Mas como podemos ingerir essas bactérias tão importantes? 

Muitos iogurtes e leites fermentados contêm diferentes tipos de probióticos. Uma dica em relação a esses alimentos é buscar aqueles com baixo teor de açúcar. Outras fontes de probióticos são coalhada, picles, azeitonas curadas e kefir (produto fermentado com leite e grãos de kefir).

Essas bactérias do bem também podem ser encontradas na forma de suplemento em cápsulas e sachês.

Probiótico ou prebiótico?

Agora já sabemos quais são os vários benefícios dos probióticos para nosso organismo. Mas vale a pena esclarecer uma dúvida muito comum entre as pessoas: qual é a diferença entre prebiótico e probiótico? 

Os prebióticos – embora menos conhecidos – também têm papel importante no equilíbrio da nossa flora intestinal. Eles são fibras que atuam como alimentos para os probióticos, ou seja, garantem que eles se mantenham fortes e exerçam as suas funções no organismo.

Cuide bem da sua flora intestinal!

Preservar o organismo e adotar hábitos saudáveis é uma recomendação que nunca sai de moda. Como falamos hoje sobre a flora intestinal, vale destacar que esse órgão é fundamental para o bom funcionamento do corpo. 

E lembre-se! Cuide sempre de sua saúde com check-ups regulares no Laboratório Cella, referência em Sorriso (MT) há quase 15 anos. Navegue em nosso site e esclareça todas as dúvidas agora mesmo!

Fonte: Ministério da Saúde