Osteoporose: exercícios físicos que ajudam contra a doença

A osteoporose está entre as doenças mais conhecidas e representa um grande incômodo na vida de muitos idosos. O enfraquecimento dos ossos pode ser prevenido e até mesmo combatido se houver a adoção de bons hábitos.

Ao contrário do que podemos imaginar, a preservação dos ossos não tem a ver com deixá-los lá parados sem grande atividade. Pelo contrário, realizar certas séries de exercícios físicos é uma das melhores atitudes no combate à osteoporose.

Por que exercícios físicos ajudam contra a osteoporose?

Assim como tantas outras partes do nosso corpo são, os ossos são organismos vivos, compostos por uma infinidade de células. No caso dos ossos, essas células são os osteoclastos – responsáveis por remover parte dos tecidos – e os osteoblastos – cuja função é produzir mais osso. Perceba que elas exercem funções complementares, por isso é essencial que se mantenha um equilíbrio.

A grande questão é que os osteoblastos atuam de acordo com a exigência da pessoa. Se for alguém sedentário, esse grupo de células trabalha menos e os osteoclastos tomam conta da situação. Resultado? Os tecidos não se renovam de maneira adequada.

Uma rotina regular de exercícios é a melhor forma de promover o equilíbrio entre os dois grandes grupos de células que compõem os ossos. É natural que a disposição para essas atividades caia com o passar dos anos, mas conservar esse hábito saudável é essencial.

Como se exercitar contra a osteoporose?

Existem cinco dicas de ouro quando o assunto é se exercitar para combater a osteoporose. Não se trata apenas de escolher a rotina correta de atividades, mas de entender todos os fatores que potencializam a ação benéfica desse prática.

  • Promova o hábito desde a infância: embora a osteoporose seja uma doença mais comum entre idosos, a sua prevenção começa nos primeiros anos de vida. Incentivar as crianças a brincarem ao ar livre é um ótimo caminho para impedir que se tornem sedentárias.
  • Busque o impacto: atividades que geram impacto, tais como corrida e vôlei, são especialmente positivas na prevenção contra a osteoporose, pois a sobrecarga no esqueleto promove um trabalho maior de fortalecimento celular.
  • Faça musculação: muita gente foge da musculação, mas esses exercícios mais direcionados também ajuda bastante a fortalecer os ossos.
  • Tome sol: a vitamina D dos raios solares é muito importante para o organismo, por isso vale a pena conciliar a atividade física com a exposição ao sol – sempre com o cuidado de não exagerar.
  • Equilibre a sua dieta: uma dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos nutritivos colabora para o equilíbrio do corpo como um todo. Especialmente em relação aos ossos, um reforço de cálcio contribui para a regeneração e construção de novos tecidos. Alimentos derivados do leite podem cumprir esse papel.

E para quem já tem osteoporose?

Quem já enfrenta um quadro de osteoporose tem maiores dificuldades em se exercitar. Porém, isso não significa que o sedentarismo seja uma opção, já que ele tende a agravar a doença.

Uma dica fundamental é evitar o impacto muito forte, já que os ossos porosos têm mais chances de se romperem. O mesmo vale para a carga nas atividades de musculação. Exercícios mais leves como ioga, alongamento e hidroginástica costumam ser excelentes alternativas, mas é sempre recomendável consultar o médico para entender com clareza o quadro daquele paciente.

Cuide bem da sua saúde!

Os bons hábitos no combate à osteoporose são um ótimo exemplo de como devemos ter atenção com cada detalhe do nosso organismo. Além da rotina saudável, é recomendável que você esteja sempre de olho nos seus exames periódicos. Lembre-se que encontrar eventuais problemas de forma bem antecipada ajuda bastante na hora de solucioná-los! Para isso, você pode contar com o Laboratório Cella!

 

Fonte: Ministério da Saúde