Durante alguns períodos do ano, várias cidades do Brasil passam dias e até semanas sem a incidência de chuvas. A dúvida de muita gente é o que fazer no tempo seco para que a saúde não seja prejudicada.

Existem diversas formas de preservar o organismo durante a época em que chove menos e o ar fica mais prejudicado. Quer saber exatamente o que fazer no tempo seco? Então confira as nossas dicas a seguir. Mas atenção! É muito importante adotar todas ou boa parte das iniciativas para proteger a sua saúde.

1- Beba bastante água

Uma ideia natural para compensar o ar seco é ingerir uma quantidade considerável de líquido diariamente. A orientação principal é focar na água, mas sucos naturais e água de coco também podem ser boas pedidas para variar. Em relação à quantidade, de dois a dois litros e meio costuma ser uma conta válida.

Um ponto a se destacar é que algumas bebidas açucaradas exercem um impacto negativo sobre a saúde. Refrigerantes, por exemplo, causam desidratação ao invés de hidratarem o corpo.

2- Torne o ar de sua casa mais úmido

Se o ar está seco, por que não dar uma força para umidificá-lo? Existem aparelhos próprios para isso, mas, caso você não possua um eletrodoméstico desse tipo, outra ideia é espalhar baldes cheios de água e toalhas umedecidas pela casa. Com o passar do tempo, a água vai evaporar e tornar o ar mais agradável.

3- Tome certos cuidados com a casa

Umidificar o ar é apenas um dos cuidados que você deve ter em relação à casa durante os períodos de tempo seco. Outras três recomendações valiosas merecem ser seguidas:

  • Mantenha a casa arejada: deixar as janelas fechadas por muito tempo favorece o acúmulo de pó e tende a piorar a qualidade do ar da casa.
  • Tenha atenção com itens que acumulam poeira: livros, revistas, jornais, caixas e tecidos podem juntar poeira. Por isso, é recomendável evitar a acumulação ou reforçar as estratégias de umidificação para os cômodos que concentram esses itens.
  • Troque a roupa de cama com mais frequência: lençóis, fronhas, edredons e cobertores também concentram muita poeira e podem gerar transtornos respiratórios. A melhor forma de minimizar esse efeito é trocar a roupa de cama com uma frequência maior.

4- Cuide bem da pele

A pele é especialmente afetada pelo clima mais seco. Existem duas formas principais de reduzir os efeitos do ressecamento da pele na época de menos chuvas. Uma delas é maneirar nos banhos quentes (por mais que seja desafiador nos dias intensos de inverno) e adotar alguns hidratantes corporais. 

Protetores labiais também são recomendados, pois a área da boca é mais sensível e pode apresentar rachaduras devido ao tempo seco.

5- Não abuse de exercícios físicos intensos

Realizar atividades físicas é uma das recomendações de ouro para manter o organismo saudável. No entanto, os dias de baixa umidade do ar pedem um pouco de moderação na prática esportiva.

Exercícios físicos de grande intensidade aceleram a perda de água pelo corpo. Por isso, a dica é evitar as atividades mais puxadas principalmente durante o período mais seco do dia – entre o final da manhã e o início da tarde.

Você tem feito exames regularmente?

Além das dicas sobre o que fazer no tempo seco, temos uma recomendação final, e não menos importante, para quem deseja manter a saúde em dia durante as diferentes épocas do ano. Realize exames com regularidade para avaliar a evolução de seu organismo e detectar eventuais problemas de forma precoce. Em Sorriso (MT), a referência é o Laboratório Cella. Conheça mais sobre a gente!