Você sabe o que é lúpus e quais os sintomas dessa doença? Provavelmente, você já ouviu falar no nome, mas nem todos conhecem em detalhes o lúpus.

Essa é uma doença autoimune, que está entre aquelas destacadas durante a campanha Fevereiro Roxo, que conscientiza também sobre Alzheimer e fibromialgia. Para entender o que é lúpus e quais os sintomas, vale a pena conferir este post até o final!

O que é lúpus?

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é o nome completo da doença conhecida como lúpus. Trata-se de uma inflamação crônica de origem autoimune, ou seja, é provocada pelo próprio sistema de defesa do organismo.

Existem dois tipos principais de lúpus: o cutâneo e o sistêmico. O primeiro afeta a pele e produz manchas avermelhadas, enquanto o segundo pode atacar um ou mais órgãos internos.

Quais são os sintomas do lúpus?

O lúpus é uma doença que pode apresentar sintomas bem diversos, que variam dependendo do estágio em que se encontra. Os sintomas mais gerais incluem febre, emagrecimento repentino, dores nas articulações, queda de cabelo, perda de apetite, fraqueza e desânimo. 

De acordo com o órgão atingido, podem aparecer sintomas como manchas na pele, inflamações na pleura (membrana que recobre o pulmão), hipertensão e problemas renais.

O que causa o lúpus?

Ainda não há um estudo que indique de forma 100% segura qual é a causa do lúpus. Porém, está claro que fatores genéticos, hormonais e ambientais influenciam. Pessoas com predisposição genética podem manifestar a doença a partir da interação com fatores externos, como irradiação solar e infecções virais.

O desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo contribui para as primeiras inflamações nos órgãos. Esse é um dos fatores que faz com que o lúpus tenha sintomas muito específicos e que variam bastante de pessoa para pessoa.

O lúpus pode ocorrer em qualquer idade, mas as mulheres são mais acometidas. Estatisticamente, pessoas entre 20 e 45 anos têm maior propensão a desenvolver a doença. No Brasil, não há dados precisos, mas se estima que mais de 60 mil pessoas tenham lúpus.

Existe algum exame para detectar lúpus?

Assim como muitas outras doenças, o lúpus pode ser combatido com mais eficiência quando detectado precocemente. Isso pode ser feito por meio de um exame chamado FAN – Fator Antinuclear.

Essa análise clínica do sangue indica a presença de doenças autoimunes como artrite reumatoide, hepatite autoimune, esclerodermia, dermatomiosite, além do próprio lúpus. De acordo com sintomas observados pelo médico, ele pode solicitar a realização desse exame.

No Laboratório Cella, realizamos o FAN e centenas de outros exames para ajudar as pessoas a manterem a saúde em dia. Agora que você já sabe o que é lúpus e quais os sintomas, vale sempre lembrar de que uma vida saudável deve ser cultivada diariamente. Acesse outros posts do nosso blog para conferir dicas de como ter uma rotina mais ativa e plena!

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia