Dar à luz é um momento mágico, repleto de amor, carinho… e muitas dúvidas! Algumas dicas para mães de primeira viagem ajudam a passar com segurança e cuidado pelos primeiros meses de vida do bebê.

É totalmente compreensível que a criança demande uma atenção para lá de especial no início da sua vida. Por isso, preparamos dicas para mães de primeira viagem que são consideradas fundamentais. São sete dúvidas bem recorrentes sobre o tema da maternidade e dos cuidados com o bebê. Vale conferir!

1- Quais são os cuidados básicos com os recém-nascidos?

É recomendável que o bebê não durma na cama dos pais, mas o seu berço ou carrinho pode ficar no quarto dos pais durante as primeiras semanas. Essa proximidade é um cuidado importante, pois sons como o de engasgo são difíceis de ouvir de longe. Também é fundamental ficar de olho na temperatura do bebê e evitar agasalhá-lo demais para não causar um aquecimento excessivo.

2- Tem um jeito certo de o bebê dormir?

O bebê deve dormir sempre de barriga para cima, pelo menos até o quinto mês de vida. Também é importante deixar o berço livre de “ameaças”, tais como travesseiros, protetores de grade, cobertores, colchas e bichinhos de pelúcia, pois eles podem sufocar a criança.

3- Por que o bebê chora?

O neném só chora quando tem algum tipo de desconforto, que pode ser relacionado à temperatura, cólica, fralda muito úmida com fezes ou urina, ou fome. Vale destacar que o choro de fome costuma ser mais intenso e só para quando o bebê é devidamente alimentado. 

4- De quanto em quanto tempo o bebê deve mamar?

Por falar em fome, é importante saber quando o neném deve mamar. O bebê amamentado ao seio não precisa seguir um horário rígido, o recomendável é adotar a livre demanda, ou seja, oferecer o seio em todos os momentos que o bebê demonstra fome.

5- E se o bebê engasgar durante as mamadas?

É muito comum que o bebê engasgue durante a mamada. Por isso, a mãe não deve se desesperar. Coloque-o no colo com a barriga para baixo e a cabeça mais baixa do que o tronco, dando leves tapinhas em suas costas, até que ele coloque para fora o que o fez engasgar.

6- O bebê precisa de algum outro líquido?

Durante o aleitamento materno exclusivo, não é necessário dar água ou outro líquido como chás aos bebês. O leite materno supre totalmente as necessidades de líquido.

7- É possível criar uma rotina para o bebê?

A rotina nos cuidados do bebê depende do ritmo dele e de sua mãe. Com o tempo, as coisas vão se ajeitando, permitindo que a mãe cuide de si e de seus afazeres.

Aprenda muito mais sobre saúde!

Agora que você já anotou as dicas para mães de primeira viagem, por que não aprender mais sobre os pilares da saúde? Aqui no blog do Laboratório Cella, temos dezenas de posts sobre alimentação, hábitos saudáveis, prevenção de doenças e muito mais. Confira agora mesmo!

 

Fonte: Ministério da Saúde