Os diferentes cuidados na gestação são fundamentais para favorecer a saúde do bebê e da mãe durante e após a gravidez. Essa atenção passa pela alimentação, rotina de exercícios físicos, restrição a medicamentos, entre outros aspectos.

Alguns dos cuidados na gestação dizem respeito à preparação adequada para exames laboratoriais. Ao longo dos meses, a mulher tem de se submeter a diferentes exames, por isso é importante que adote certas precauções.

No post de hoje, trazemos as principais orientações que as gestantes devem seguir ao passarem por exames laboratoriais.

Quais exames laboratoriais devem ser feitos durante a gravidez?

Os exames pré-natal são testes laboratoriais que a gestante deve fazer para acompanhar o desenvolvimento do bebê e garantir que tudo corra bem. Conheça alguns dos principais exames laboratoriais a serem feitos ao longo dos nove meses de gravidez:

  • Grupo sanguíneo (sistema ABO) e fator Rh
  • Hemograma completo
  • Fezes
  • Glicemia
  • Sorologia para HIV
  • Sorologia para hepatites virais
  • Urina

Cuidados necessários para os exames

A preparação para os exames laboratoriais é uma forma de se prevenir contra eventos negativos. Confira os mais importantes cuidados a serem tomados:

Jejum: alguns exames solicitam até 12 horas de jejum antes de serem realizados. Procure se alimentar bem antes de iniciar esse período de jejum para minimizar as chances de um enfraquecimento. Mulheres com histórico de desmaios devem ter atenção redobrada nesse ponto durante as horas que antecedem o exame.

Bem-estar / mal-estar: ao longo da gravidez, é natural que a mulher tenha episódios de enjoo ou repentinos momentos de mal-estar. Se você notar que não está se sentindo bem horas antes de um exame, pondere com o seu médico a hipótese de adiar o procedimento por alguns dias.

Rotina alimentar: outro evento comum durante a gestação é a fome exacerbada ou o desejo de comer algo diferente. Se a vontade surgir no dia anterior à data de um exame laboratorial, a orientação é evitar essa quebra na rotina alimentar. É recomendável manter a dieta estável para não alterar nenhum dos parâmetros que serão avaliados no exame.

Atividades físicas: exercícios intensos alteram o metabolismo, por isso não são recomendáveis no dia anterior a um exame laboratorial. Além disso, a gestante deve buscar orienta com seu médico a respeito de atividades físicas pesadas para compreender se algum tipo de exercício pode prejudicar o bebê.

Cigarro e álcool: as duas drogas são potencialmente nocivas ao bebê, por isso têm de ser evitadas. Soma-se a isso o fato de que substâncias como álcool e nicotina podem interferir nos resultados de exames laboratoriais.

Faça todos os exames necessários durante a gestação

Além de adotar as precauções que apresentamos nesse post, gestantes têm de seguir o cronograma de exames estipulado por seus médicos. O acompanhamento contínuo, do início ao fim da gravidez, é a melhor forma de garantir uma gestação segura.

Os cuidados na gestação precisam ser entendidos como regra. Em relação aos exames laboratoriais, uma boa dica é realizá-los em um laboratório confiável e reconhecido. Conheça agora mesmo os procedimentos que são feitos no Laboratório Cella e agende os seus exames laboratoriais do período pré-natal.