Como controlar o estresse: 5 dicas para o dia a dia

Você se considera uma pessoa estressada? Muita gente busca compreender como controlar o estresse para viver com mais tranquilidade no dia a dia. Felizmente, existem alguns caminhos para evitar que essa condição tão desagradável tome conta de você.

Há muitas razões para nos estressarmos, desde o excesso de trabalho até questões pessoais que nos deixam mais sensíveis. A seguir, vamos apresentar cinco dicas poderosas – e de fácil aplicação – para você entender como controlar o estresse em sua vida. Veja como esse temido fantasma pode ser combatido com iniciativas bastante simples!

1- Mantenha uma rotina de sono adequada

Uma das dicas fundamentais para ficar distante do estresse é manter um padrão adequado de sono. Em geral, recomenda-se que adultos durmam aproximadamente oito horas, pois esse intervalo de tempo permite que o nosso corpo se restabeleça de forma plena.

Quando dormimos pouco, o nosso corpo pode apresentar diferentes reações negativas. Fraqueza, alterações de humor, indisposição são alguns exemplos. Não por acaso, a tendência ao estresse aumenta nos dias em que não estamos com o nosso sono bem regulado.

2- Faça exercícios físicos regularmente

Outro aspecto da rotina que está associado ao estresse é a realização de exercícios físicos. Atividades desse tipo são excelentes para o organismo, inclusive para um maior conforto mental.

Correr, caminhar e praticar esportes diversos nos dá maior vigor e energia para encarar as atividades que compõem o dia a dia. Os exercícios físicos nos fazem liberar substância associadas a sensações de prazer e bem-estar, além de reduzir os níveis de ansiedade.

3- Compartilhe seus sentimentos

É perfeitamente compreensível que tenhamos momentos de incerteza ou de tristeza pelas mais diferentes razões. Quando isso acontece, a atitude de se fechar em um casulo pode fazer com que a ansiedade se eleve e gere uma situação de estresse.

Compartilhar os sentimentos é uma atitude positiva para a manutenção do equilíbrio mental e emocional. Pode ser uma conversa informal com familiares e amigos ou mesmo a ajuda profissional de um terapeuta ou psicólogo.

4- Direcione o seu foco para as coisas positivas

Você já se pegou pensando em fatos negativos ou em como o mundo tem problemas? É claro que nem tudo está certo ao nosso redor, mas direcionar as nossas vibrações para aspectos ruins tende a gerar um impacto sobre os nossos níveis de estresse.

É a velha história do copo meio cheio ou meio vazio. Há várias situações em que alguns aspectos estão errados e causam certo incômodo. Mas por que não focar no que há de positivo? Essa mentalidade é favorável também para procurarmos aprender com os erros que cometemos.

5- Dedique um tempo considerável a si mesmo

Diante de tantas atividades no dia a dia, muita gente deixa de dar a devida atenção ao próprio bem-estar. Ter pelo menos uma hora do dia destinada a algo que lhe dá prazer é uma atitude muito saudável.

Escolha as atividades que lhe trazem maior satisfação e coloque-as em sua rotina como fundamentais para a sua felicidade. Proporcionar esses momentos a si mesmo é uma das mais poderosas barreiras contra o estresse.

Os seus exames estão em dia?

Saber como controlar estresse é um entendimento fundamental para nossa saúde. Mas os cuidados com o corpo devem passar por outras medidas também, uma delas é a realização de exames periódicos. Os seus exames estão em dia? Quando precisar fazer a sua próxima análise clínica, lembre-se do Laboratório Cella, referência nesse segmento em Sorriso (MT) e região. Conheça o nosso trabalho!

Fonte: Ministério da Saúde