Setembro Amarelo: a importância da prevenção ao suicídio

O suicídio é um tema delicado, masque deve ser encarado como uma questão importante de saúde pública. Desde 2014, a campanha Setembro Amarelo busca alertar e fomentar a prevenção ao suicídio. Em 2022, o lema escolhido foi “A vida é a melhor escolha!”, com o objetivo de passar uma mensagem positiva e que desencoraje o suicídio.

O objetivo do Setembro Amarelo, assim como outros meses coloridos, é trazer um tema à tona e promover ações de conscientização. O mês foi escolhido por conta do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.

Suicídio é uma questão global de saúde pública

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil suicídios acontecem anualmente ao redor do mundo. A estimativa é que o total supere a casa de 1 milhão de casos, pois há uma significativa subnotificação.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Um alerta importante feito pela OMS diz respeito ao aumento dos casos de suicídio nas Américas, sobretudo por conta do avanço das doenças mentais que não são tratadas devidamente.

Transtornos como ansiedade e depressão muitas vezes são negligenciados e não chegam a ser diagnosticados. Grande parte dos suicídios poderia ser evitada se os pacientes tivessem acesso a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

A campanha Setembro Amarelo em 2022: “A vida é a melhor escolha!”

Assim como aconteceu em anos anteriores, o Setembro Amarelo incentiva o diálogo a respeito de um tema que é evitado pela maior parte das pessoas. Conversar, ouvir e oferecer um ombro amigo são iniciativas que podem fazer a diferença para salvar vidas.

Há muitas maneiras de se informar para aprender e ajudar quem mais está precisando. É muito importante que as pessoas saibam identificar quando alguém próximo está passando por momentos de angústia que trazem pensamentos negativos. Se mostrar disponível e demonstrar empatia são gestos fundamentais, assim como o ato de encorajar a busca pela orientação de um psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

A campanha Setembro Amarelo conta com materiais educativos para promover a conscientização. Um grande exemplo é a Cartilha “Suicídio: Informando para Prevenir”, além de materiais de divulgação como camisetas, panfletos, folhetos e posts para redes sociais que podem ser acessados e difundidos pela população.

Aprenda mais a respeito dos meses coloridos

A campanha Setembro Amarelo é um excelente exemplo dos chamados meses coloridos. Iniciativas como Outubro Rosa, focado no câncer de mama, e Novembro Azul, que alerta para o câncer de próstata, são bastante conhecidas e contribuem para a conscientização das pessoas a respeito de doenças perigosas. Acesse o nosso blog e confira conteúdos sobre os meses coloridos e aproveite para aprender muito mais sobre saúde e bem-estar. Acesse e confira!

 

Fontes: Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)