Saúde da mulher: quais são os pilares que devem ser observados
A saúde da mulher é um tema fundamental de saúde pública que deve ser prioridade no Brasil e no mundo. As questões ginecológicas chamam a atenção das pessoas, mas existem outros cuidados que devem ser tomados para que as mulheres tenham bem-estar físico, mental e emocional.
Quando se fala em saúde da mulher, não podemos deixar de lado a parte ginecológica. Veja alguns pontos a serem observados com regularidade para que alterações sejam percebidas rapidamente: alterações do ciclo menstrual, sangramentos transvaginais anormais, sangramentos após a menopausa, dor pélvica aguda ou crônica, nódulos mamários, infertilidade, corrimentos vaginais, úlceras genitais, verrugas vulvares, dor ao urinar, incontinência urinária, dor durante a relação sexual e alterações na sexualidade.
Além de ter atenção com os pontos listados acima, é recomendável que as mulheres cuidem bem da higiene íntima e façam exames ginecológicos de rotina e também o autoexame de mamas.
Planejamento reprodutivo
É importante ressaltar também o planejamento reprodutivo como um dos pilares da saúde da mulher. Com o acompanhamento médico, cada mulher pode avaliar o método anticoncepcional mais adequado e eficaz. O ginecologista ou obstetra também vai auxiliar no planejamento e no acompanhamento de uma gravidez.
O pré-natal é decisivo para prevenir doenças maternas ou fetais, o que permite o desenvolvimento saudável do bebê, com menos riscos para a gestante.
Prevenção do câncer
Dados do Instituto Nacional de Câncer mostram que os cânceres mais prevalentes entre mulheres brasileiras são o câncer de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e tireoide.
Fatores genéticos e hábitos de vida, como obesidade, sedentarismo e fatores associados à dieta, influenciam o desenvolvimento de tumores. O câncer de pulmão, por exemplo, tem como principal causa o uso do cigarro, que aumentou entre as mulheres nas últimas décadas.
Além de cultivar hábitos saudáveis, mulheres devem fazer exames ginecológicos de rotina para se prevenir contra o câncer.
Menopausa e cuidados na terceira idade
Após a menopausa, é mais comum o surgimento de doenças crônicas, tais como hipertensão, diabetes e osteoporose, além dos cânceres.
O avançar da idade também é um ponto de atenção, que varia um pouco de acordo com o gênero. Algumas doenças são mais prevalentes entre mulheres, outras entre homens, por conta de questões hormonais e genéticas.
A mulher deve ter especial atenção ao câncer de mama, endométrio, ovário e colo uterino, assim como em relação à osteoporose.
(Leia também: Menopausa: 7 mitos e verdades para você entender tudo)
Saúde mental
Mulheres estão sujeitas a flutuações hormonais em diferentes contextos, que ocorrem nas diferentes fases do ciclo menstrual, gravidez, amamentação e menopausa. Além desses fatores, a cobrança social em relação a padrões de vida e beleza eleva o nível de estresse entre as mulheres.
Estes pontos tornam as mulheres mais suscetíveis a alterações de humor, transtornos de ansiedade e depressão. Por isso, é muito importante adotar hábitos voltados ao bem-estar e ao equilíbrio emocional.
Saúde em todas as fases da vida
A saúde da mulher envolve alguns cuidados específicos, por isso é fundamental conhecer os riscos e pontos de atenção.
Aqui mesmo no blog do Laboratório Cella, temos dezenas de conteúdos relacionados à saúde feminina e dicas mais gerais sobre uma vida saudável. Vale conferir!
Fonte: Ministério da Saúde