Quais são as principais zoonoses e como se prevenir contra elas

Seres humanos e animais podem ser impactados por doenças diversas. Aquelas que costumam ser transmitidas de animais para pessoas e vice-versa são definidas como zoonoses.

No post de hoje, apresentamos cinco das principais zoonoses que merecem uma atenção especial. Vamos focar nas chamadas antropozoonoses, isto é, as doenças infecciosas de animais que podem ser transmitidas a seres humanos.

Bicho-geográfico

Bastante conhecida pelo possível contágio em praias, bicho-geográfico é uma larva que causa uma lesão na pele com um aspecto similar a um mapa e gera coceira e irritação. O bicho-geográfico está presente no intestino de cães e gatos infectados. A contaminação dos seres humanos acontece pelo contato direto com a larva, presente nas fezes desses animais.

Prevenção: a melhor forma de evitar que o seu pet contraia a doença é realizar a vermifugação regular. A recomendação para as pessoas é não andar descalço em ambientes pouco higienizados e lavar os pés com água fria ao sair da praia.

Tratamento: a contaminação pelo bicho-geográfico pode desaparecer em até oito semanas após a infecção. Em alguns casos, medicamentos antiparasitários podem ser um reforço importante.

Giardíase

Causada por um protozoário, a giardíase é uma das principais zoonoses transmitidas por animais domésticos. O contágio acontece pela ingestão de alimentos ou de água contaminada com os ovos do protozoário. Muitas vezes, os ovos ficam alocados também na pelagem dos animais.

Prevenção: novamente, a vermifugação regular do pet é fundamental, bem como o cuidado no momento de retirar as suas fezes e a higienização completa do animal. Lembre-se também de lavar bem as mãos após brincar com os animais.

Tratamento: necessita de uma medicação específica e pode ter longa duração. Um ponto de atenção é o risco de recontaminação. Por isso, é fundamental ouvir com atenção a orientação do médico e realizar o exame de fezes para o diagnóstico precoce.

Leishmaniose

Também causada por um protozoário, a leishmaniose é uma doença muito perigosa e fatal, em muitos casos. A transmissão ocorre por meio da picada do mosquito palha, principal vetor da doença. A leishmaniose provoca a destruição de tecidos e pode causar úlceras.

Prevenção: limpar a casa com frequência é uma forma de manter o mosquito palha afastado do ambiente, assim como o uso de telas em portas e janelas.

Tratamento: quando tratada de forma adequada, a leishmaniose pode ser curada. O uso de medicamentos prescritos e alguns cuidados básicos como dormir bem e se alimentar adequadamente são formas de agilizar o processo de cura.

Raiva

Considerada a mais grave das zoonoses, a raiva é uma infecção viral que pode levar à morte rapidamente, por meio de um ataque ao sistema nervoso. O contágio acontece pela mordida, lambida ou ferida de um animal infectado.

Prevenção: vacinar os pets é a melhor forma de preveni-los contra a raiva, além de evitar o seu contato com animais de rua.

Tratamento: não existe um tratamento totalmente eficaz, pois a infecção é extremamente agressiva. Em alguns casos, a vacinação realizada logo após a exposição ao vírus pode funcionar.

Realize exames regularmente

Um dos caminhos para se manter seguro contra as principais zoonoses e contra outras doenças é realizar exames regularmente. No Laboratório Cella, mais de 45 mil análises clínicas são feitas por mês. A população de Sorriso e de outras cidades do Mato Grosso confia em nosso trabalho há mais de 10 anos. Ligue pra gente agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre os exames: (66) 3544 7701.