Por que sentimos fome pela manhã: conheça 5 razões

Afinal, por que sentimos fome ao acordarmos pela manhã? Existem diferentes fatores que influenciam a sensação de que precisamos comer algo ainda na primeira hora do dia.

O motivo mais imediato e natural para a fome matinal é o longo período que passamos em jejum enquanto estamos dormindo. Digamos que você tenha feito a última refeição duas horas antes de ir dormir e depois teve um sono de aproximadamente oito horas. No total, são mais de 10 horas de jejum.

Além do longo período de jejum, há outras razões que explicam por que sentimos fome pela manhã. Conheça algumas delas.

1- Tomar pouca água

Pessoas que bebem pouca água ao longo do dia podem ter uma sensação de fome relacionada à sede.

A desidratação pode causar uma confusão no hipotálamo, parte do cérebro que regula a fome e a sede. Por isso, beber uma quantidade adequada de água ajuda a reduzir a fome no dia seguinte, quando acordamos.

2- Sono desregulado ou insuficiente

Quando não conseguimos manter uma rotina de sono bem regulada, o corpo pode sofrer diferentes impactos. Um deles é o desequilíbrio em hormônios responsáveis por regular a fome e a saciedade. Entre eles, estão a leptina, que regula a saciedade, e a grelina, que estimula a fome.

3- Uso de medicamentos

Medicamentos como antidepressivos, corticosteroides, hipoglicemiantes, antipsicóticos, antialérgicos e ansiolíticos podem influenciar a nossa percepção de fome.

Quem usa remédios de forma regular deve conversar com seu médico para entender os possíveis impactos que eles causam na fome e em outros aspectos relacionados à saúde como um todo.

4- Estresse elevado

O estresse é uma questão cada vez mais presente na vida das pessoas e pode afetar o organismo de diferentes maneiras.

Fatores emocionais podem influenciar os padrões alimentares e levar a intervalos maiores entre as refeições ou porções desbalanceadas. Uma das consequências do desequilíbrio é a sensação exagerada de fome pela manhã.

O estresse tem um papel relevante na sensação de fome matinal, pois o corpo libera hormônios como o cortisol, que pode afetar a regulação do apetite e saciedade.

5- Diabetes e outras doenças

O diabetes, quando não está devidamente controlado, pode elevar a sensação de fome pela manhã. Quando há hipoglicemia (queda na taxa de açúcar no sangue), a pessoa sente necessidade de comer algo para elevar esse índice.  Além disso, flutuações na glicemia durante a noite podem aumentar a sensação de fome ao acordar.

Já o hipertireoidismo é um exemplo de doença que afeta o metabolismo. A glândula tireoide, ao produzir hormônios em excesso, causa um forte aumento do apetite.

Outra doença que pode influenciar a sensação de fome é a síndrome do ovário policístico, que provoca resistência à insulina e aumento do apetite, principalmente pela manhã.

Viva sempre em equilíbrio!

Entender por que sentimos fome pela manhã é uma das inúmeras questões a serem compreendidas em busca de uma vida mais saudável e equilibrada.

Aqui mesmo em nosso blog, temos dezenas de conteúdos relacionados a alimentação, exercícios físicos, prevenção de doenças e bons hábitos de vida de forma geral. Acesse este link e confira!

 

Fontes: Associação Brasileira de Nutrologia