Menopausa: 7 mitos e verdades para você entender tudo
Tema de grande importância para a saúde feminina, a menopausa é um processo que envolve mudanças físicas e mentais. Esta fase marca o fim da fase reprodutiva feminina e pode ser caracterizada pela ausência de menstruação (amenorreia) por 12 meses consecutivos e, posteriormente, de forma definitiva.
A menopausa é precedida pelo climatério, etapa em que ocorrem várias mudanças físicas no corpo feminino. Compreender sinais e sintomas é muito importante para que cada mulher possa lidar de forma adequada com esse período de transformação.
Existem muitos mitos em torno da menopausa, o que causa dúvidas nas mulheres. Confira a seguir alguns dos principais mitos e verdades a respeito desse tema tão relevante.
1- Na menopausa, as mulheres tendem a sentir mais calor – VERDADE
As chamadas “ondas de calor” são uma realidade durante a menopausa e estão entre os sintomas mais comuns.
Em geral, os calores aparecem de forma passageira como uma súbita e intensa onda de calor na pele, principalmente no tronco, pescoço e rosto. Em muitos casos, essas ondas de calor são acompanhadas de sudorese.
2- A reposição hormonal é necessária para todas as mulheres – MITO
A reposição hormonal pode ser necessária quando a queda na produção de estrogênio traz riscos do desenvolvimento de alguma doença. Isso é determinado em uma avaliação profissional por um ginecologista.
A reposição de hormônios pode envolver riscos em mulheres obesas, com pressão alta, diabetes ou predisposição para câncer de mama. Em alguns casos, é realizado um tratamento natural com fitoterápicos, além de uma readequação de hábitos com especial atenção para alimentação e atividade física.
3- A menopausa reduz a libido – VERDADE
Muitas mulheres, a partir da menopausa, têm algum grau de ressecamento vaginal, o que causa dor durante a penetração e gera uma sensação de ardor. Esse incômodo pode levar a uma diminuição da libido. Para aliviar os sintomas, ginecologistas podem indicar o uso de um lubrificante.
4- A menopausa só chega depois dos 50 anos – MITO
Em algumas mulheres, a menopausa pode chegar até mesmo aos 30 anos, ainda que seja considerada precoce. Quando a menopausa surge a partir dos 45 anos, ela é considerada normal.
5- A menopausa altera a aparência de pele, unhas e cabelos – VERDADE
Com a redução do estrogênio, se desestimula a produção de colágeno, a substância responsável pela elasticidade da pele. Além disso, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis, surgem rugas mais aparentes e a pele em geral fica com aspecto mais fino. Essa mudança também pode provocar queda de cabelo e afinamento das unhas.
6- Alimentação equilibrada e exercícios físicos amenizam os sintomas – VERDADE
Os bons hábitos de saúde colaboram para manter o bom humor e a disposição, o que ajuda a encarar as mudanças trazidas pela menopausa. Da mesma forma, eles também reduzem as chances de surgimento da osteoporose e das doenças cardíacas.
7- A partir da menopausa, é impossível engravidar – VERDADE
Na menopausa, não é possível engravidar por conta da insuficiência ovariana. No entanto, vale destacar que é possível engravidar durante o climatério, fase em que o corpo está em fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.
Cuide da sua saúde em todas as fases
A chegada da menopausa traz novos desafios para a mulher e esta fase não significa o fim do acompanhamento ginecológico. Faça consultas periódicas para avaliar sua saúde e busque adotar hábitos saudáveis, tais como uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e vitamina D e pobre em gorduras saturadas. Para saber tudo sobre hábitos de vida mais saudáveis, acesse outros conteúdos aqui mesmo no nosso blog. Acesse este link e confira!
Fontes: Ministério da Saúde