Males do tabagismo: conheça 10 doenças graves causadas pelo cigarro

O fato de que cigarro faz mal é de conhecimento público há décadas. Porém, existem muitas dúvidas sobre quais são exatamente os males do tabagismo e os impactos que o hábito de fumar causa no organismo.

É fundamental ressaltar que não existem níveis seguros para o consumo do cigarro. Os males do tabagismo são amplos e envolvem diversas áreas do organismo.

Veja a seguir algumas das mais relevantes doenças causadas pelo cigarro.

1- Doenças coronárias

Os fumantes têm maior probabilidade de morrer por doença coronariana, tais como angina e infarto.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o tabagismo é responsável por 45% das mortes entre homens e 40% entre mulheres, com menos de 65 anos, por doença coronariana.

2- Câncer de pulmão

Segundo dados de diferentes pesquisas, 90% dos casos de câncer de pulmão se desenvolvem em pessoas fumantes. O câncer de pulmão é uma doença altamente letal – apenas um pequeno número de pacientes consegue sobreviver por cinco anos após o diagnóstico.

3- Problemas circulatórios

Quem fuma tem um elevado fator de risco de desenvolver arteriosclerose, envolvendo as artérias da perna, o que leva a dores, dificuldade em caminhar. Em casos mais graves, isso pode levar à formação de gangrena e obrigar uma amputação.

4- Tromboangeíte obliterante

A tromboangeíte obliterante é um distúrbio caracterizado pela obstrução completa dos vasos sanguíneos das mãos e dos pés por conta de coágulos e inflamação no interior dos vasos.

A redução do fluxo sanguíneo para as extremidades pode causar gangrena e levar à amputação de dedos, pés e pernas.

5- Aneurisma da aorta

A dilatação anormal e localizada da aorta pode levar ao rompimento dessa artéria. Pelo menos 80% dos aneurismas da aorta são causados pelo estreitamento das artérias. O desenvolvimento de aneurisma da aorta abdominal é mais comum entre fumantes. Vale destacar que aneurismas podem ocorrer também no cérebro, coração, intestino e outras partes do corpo.

6- Câncer da boca, traqueia, cavidade oral, faringe, laringe e esôfago

Os cânceres da cavidade oral são fortemente associados ao tabagismo, principalmente ao uso de charutos e de fumo mascável.

7- Câncer de pâncreas

Fumantes e usuários de fumo mascável tem risco maior de desenvolver câncer no pâncreas do que não fumantes. Esse tipo de câncer ocorre devido principalmente à presença de nitrosaminas na fumaça e no tabaco.

8- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Esta doença crônica dos pulmões se caracteriza pela diminuição da capacidade de respirar devido à obstrução das vias aéreas. A DPOC o inclui uma série de problemas pulmonares como bronquite crônica (inflamação dos brônquios) e enfisema pulmonar (destruição progressiva do tecido pulmonar).

9- Colesterol alto

Fumantes tendem a ter os níveis de HDL (colesterol bom) menores e níveis mais elevados de LDL (colesterol ruim). Com isso, aumenta o risco de formação de plaquetas e entupimento das artérias.

10- Problemas gastrointestinais

Doenças como úlceras pépticas, que são lesões localizadas no estômago ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos, ocorrem com mais frequência em fumantes do que em não fumantes.

Cultivar hábitos saudáveis é fundamental

Os males do tabagismo vão muito além das doenças mais conhecidas. Diversos órgãos e sistemas do corpo humano podem ser afetados severamente pelo cigarro.

Evitar o hábito do tabagismo é algo indispensável para quem deseja ter uma vida mais plena e saudável. Quando somamos isso a outros bons hábitos, a tendência é fortalecer ainda mais o organismo. Para conferir mais conteúdos sobre saúde e bem-estar, acesse este link e confira o nosso blog.

 

Fonte: Ministério da Saúde