Como evitar as varizes: conheça os principais mitos e verdades

Uma das dúvidas mais comuns entre mulheres de diferentes idades é como evitar as varizes, que são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Vale destacar que homens também podem ter varizes, embora a questão seja muito mais associada ao público feminino. 

As varizes podem aparecer de diversas formas e ter características mais ou menos aparentes. Dependendo da fase em que se encontram, elas podem ser de pequeno, médio ou de grande porte. Entender como evitar as varizes é importante ainda antes de a mulher atingir uma idade avançada, pois assim pode retardar o seu desenvolvimento.

Em geral, as varizes surgem nos membros inferiores: nos pés, nas pernas e nas coxas. Algumas pessoas apresentam pequenas ramificações, de coloração avermelhada. Muitos casos não têm sintomas e geram apenas desconforto estético.

Conheça alguns mitos e verdades que nos ajudam a compreender como evitar as varizes.

1- Hereditariedade influencia o desenvolvimento de varizes: VERDADE

O principal fator de risco para se ter varizes é o histórico familiar. Pessoas com parentes que tiveram casos de varizes devem redobrar os cuidados, já que seu organismo tem maior predisposição a ter dilatação das veias.

2- Mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que homens: VERDADE

As mulheres são mais propensas a ter varizes devido a fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa. Estudos indicam que esses fatores têm relação com a maior facilidade de dilatação das veias e consequente formação de varizes. O uso de pílula anticoncepcional, por exemplo, influencia diretamente nos hormônios femininos e pode ter impacto sobre a integridade das veias.

3- Obesidade não tem relação com a formação de varizes: MITO

O sobrepeso e, principalmente, a obesidade são fatores de risco para o aparecimento de varizes. Isso porque existe um aumento da pressão sobre as veias, o que dificulta o retorno venoso e pode levar à dilatação das veias. Portanto, fugir das varizes é uma motivação extra para manter o peso próximo do ideal.

4- Apenas pessoas com idade avançada têm varizes: MITO

As varizes costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem piorar com o passar dos anos. Embora sejam pouco frequentes antes dos 30 anos, as microvarizes, também chamadas de “aranhas vasculares” ou “vasos”, podem aparecer em pessoas bem jovens.

5- Salto alto e calça apertada elevam o risco do surgimento de varizes: MITO

O salto alto pode causar algum tipo de incômodo ou dor nos pés e nas pernas, mas isso não tem relação com o desenvolvimento de varizes. O mesmo vale para calças apertadas, que podem causar algum tipo de desconforto em algumas mulheres, mas não chegam a atrapalhar o funcionamento dos vasos sanguíneos.

Como evitar as varizes: quais são os sintomas mais comuns

Existem alguns sintomas relacionados às varizes. Na maior parte das vezes, a questão principal é estética: quando a pessoa está de pé, percebe claramente as veias dilatadas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes:

  • presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
  • agrupamentos de finos vasos avermelhados que alguns pacientes chamam de “pequenos rios e seus afluentes”;
  • queimação nas pernas e planta dos pés;
  • inchação, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
  • prurido ou coceira;
  • cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
  • sensação de peso nas pernas;
  • “pernas inquietas”;
  • câimbras.

Viva bem em todas as fases da vida

Mulheres e homens devem compreender que a prevenção de doenças é um objetivo que devemos cultivar durante toda a vida. Alguns bons hábitos nos ajudam a viver mais e melhor.

Para entender como evitar as varizes ou mesmo para prevenir doenças sérias, é fundamental levar uma vida equilibrada em todos os aspectos. Se quiser aprender mais sobre longevidade e bons hábitos de vida, a dica é conferir outros conteúdos disponíveis aqui mesmo em nosso blog.

 

Fonte: Ministério da Saúde