Comer pão todo dia faz mal? Entenda como fazer escolhas saudáveis

O pão é um dos alimentos mais queridos e consumidos no Brasil e no mundo. Será que comer pão todo dia faz mal?

É importante ressaltar que existem dezenas de tipos e receitas de pão. Nem todas elas são consideradas muito saudáveis, mas é perfeitamente possível encontrar uma forma equilibrada de encaixar o pão no seu dia a dia.

Comer pão todo dia faz mal? Entenda os diversos aspectos a serem considerados para responder a pergunta.

Por que o pão pode compor uma rotina alimentar?

A exemplo das massas, batatas, mandioca e cereais, os pães são alimentos ricos em carboidratos, nutrientes fundamentais na nossa alimentação e primeira fonte de energia para o organismo. Uma dieta pobre em carboidratos pode causar fraqueza, mal-estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, dentre outros problemas.

Para o bom funcionamento do organismo, 50 a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos. Pães podem ser considerados benéficos por alguns aspectos.

  • Fonte de energia: boa fonte de carboidratos, que são essenciais para fornecer energia ao corpo, especialmente para o cérebro e músculos.
  • Fibras (pães integrais): ricos em fibras, os pães integrais contribuem para a digestão. Além disso, ajudam a controlar os níveis de colesterol e promovem uma sensação de saciedade.
  • Vitaminas e minerais: alguns pães possuem vitaminas do complexo B como a tiamina (B1) e niacina (B3), e minerais como ferro, magnésio e zinco.
  • Proteínas: o pão também fornece uma pequena quantidade de proteínas, que ajudam na construção e no reparo dos tecidos corporais.

A diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos

Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples estão presentes nos alimentos de sabor adocicado, tais como mel, geleia, leite, açúcar e frutas. Já pães, massas, arroz, cereais, batata, mandioca e farinha pertencem ao grupo dos carboidratos complexos.

Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente e, por isso, dão uma sensação maior de saciedade, além de conterem fibras que ajudam a regular o intestino. Neste caso, o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco.

Já os carboidratos simples devem ser consumidos com mais moderação, não apenas pelo alto número de calorias mas também para evitar problemas subjacentes à saúde. Porém, há exceções: frutas, embora contenham carboidratos simples, também são fonte de fibras (no caso das frutas), vitaminas e minerais.

O que pesa contra os pães?

Existem alguns pontos de atenção que devemos observar para avaliar se comer pão todo dia faz mal.

  • Farinha refinada: muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada, pobre em fibras e nutrientes. O consumo excessivo de alimentos refinados pode levar ao aumento do índice glicêmico, favorecendo picos de glicose no sangue.
  • Aditivos e conservantes: a maioria dos pães industrializados contêm aditivos, conservantes, açúcares e sódio em excesso, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
  • Glúten: pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten devem ter cuidado com o consumo de pão, já que ele pode trazer problemas digestivos e outras complicações.

Afinal, comer pão todo dia faz mal?

A resposta a esta pergunta não é tão simples, tudo depende da quantidade e do tipo de pão. O consumo diário de pão pode ser parte de uma dieta equilibrada, especialmente se for uma versão integral e em porções moderadas. É importante variar as fontes de carboidratos, incluindo outros grãos integrais, tubérculos, frutas e legumes.

Grandes quantidades de pão, especialmente aquele feito com farinha refinada, pode levar ao ganho de peso, desequilíbrios nutricionais e aumento do risco de doenças crônicas.

Quer ter uma vida mais saudável?

Comer pão todo dia faz mal se o consumo não for equilibrado e bem dimensionado. Montar uma rotina alimentar rica e nutritiva é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter uma vida mais saudável.

Aqui mesmo no nosso blog, disponibilizamos dezenas de conteúdos relevantes que contribuem para você ter mais saúde em todas as fases da vida. Vale conferir!

 

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)