Dieta saudável: 5 dicas de ouro para você ter mais equilíbrio
Adotar uma dieta saudável está entre as mais importantes iniciativas para quem deseja viver mais e melhor. Segundo estudos e referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem várias dicas que podemos seguir para tornar a nossa rotina alimentar mais equilibrada.
De acordo com a entidade, uma boa alimentação é fundamental para evitar as doenças crônicas não-transmissíveis, além de contribuir para que as pessoas se sintam plenas em seu dia a dia.
Se você busca colocar em prática uma dieta saudável, vale a pena anotar algumas das orientações elencadas pela OMS.
1- Respeite as suas próprias individualidades
Não existe fórmula perfeita que represente a boa alimentação. Cada pessoa tem suas próprias características físicas e biológicas, por isso é muito importante ter um acompanhamento profissional de um nutricionista, que vai poder montar uma dieta adequada.
Vale também lembrar que o contexto local e cultural influencia a composição da dieta, além dos hábitos alimentares.
2- Tenha cuidado com o excesso de gorduras e açúcares
Para evitar um ganho de peso não saudável, as gorduras não devem representar mais do que 30% da ingestão calórica total.
Segundo a OMS, é recomendável que as gorduras saturadas representem menos de 10% da ingestão calórica total. Já o consumo de gorduras trans deve ser inferior a 1% do consumo total.
Também é aconselhável limitar o consumo de açúcares livres para menos de 5% da ingestão calórica total.
3- Procure diversificar a sua dieta
Para ter uma dieta saudável e muito nutritiva, é essencial compor as suas refeições com alimentos que fornecem os mais diversos nutrientes.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de frutas, verduras, legumes (como lentilha e feijão), nozes, cereais integrais (como milho, aveia, trigo e arroz integral) e carnes diversas (tais como peixe, frango, boi e porco).
4- Tenha cuidado com o excesso de sal
Segundo estudos da OMS, a redução do consumo de sal para o nível recomendado (menos de 5 gramas por dia pode evitar 1,7 milhão de mortes a cada ano, dado que mostra como o sal pode ser perigoso para a saúde.
A maioria das pessoas consome muito sódio pela ingestão de sal e uma quantidade insuficiente de potássio (menos de 3,5 g). O alto consumo de sódio e a ingestão baixa de potássio contribuem para a hipertensão, que eleva o risco de doenças cardiovasculares.
5- Evite os alimentos ultraprocessados
A indústria alimentícia, com o passar dos anos, intensificou a fabricação de alimentos ultraprocessados. Esses produtos trazem uma série de riscos à saúde, sobretudo por conta dos altos níveis de gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares livres e sódio que possuem em suas composições.
Aprenda sobre dieta saudável e muito mais!
Se você deseja comer bem e ter uma vida cada vez mais saudável, vale a pena seguir as dicas da OMS. Além disso, existem outros bons hábitos que podemos cultivar para preservar a saúde e promover a longevidade. Para saber quais são eles e aprender muito mais sobre saúde e bem-estar, vale conferir outros conteúdos disponíveis aqui no blog do Laboratório Cella. Acesse agora mesmo!
Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)