Os benefícios do grão-de-bico para o corpo e a mente

Quando falamos em alimentação saudável, é normal que as pessoas entendam isso como uma medida que visa preservar o organismo. Mas certos alimentos vão além e podem contribuir também com a nossa mente. Esse é um dos benefícios do grão-de-bico, leguminosa que é conhecida como “grão da felicidade”.

Os benefícios do grão-de-bico fazem dele uma excelente opção para compor um cardápio saudável. Além de fazer bem à saúde, o vegetal é versátil e pode ser utilizado em preparos bem saborosos.

No post de hoje, vamos apresentar cinco dos mais importantes benefícios do grão-de-bico para a saúde física e mental. Veja quais são eles!

1- Traz bem-estar

Afinal, por que o grão-de-bico é conhecido como “grão da felicidade”. Fundamentalmente, isso se deve à presença do aminoácido triptofano em sua composição. Essa substância favorece a produção de serotonina em nosso cérebro. É a serotonina que ativa aquela sensação de bem-estar e satisfação que o grão-de-bico ajuda a gerar.

Outra substância presente no alimento que pode ajudar do ponto de vista mental é o magnésio. O nutriente é especialmente positivo para quem sofre com quadros de ansiedade e estresse.

2- Gera uma sensação de saciedade

O grão-de-bico é um alimento que, apesar do baixo índice calórico, traz uma grande sensação de saciedade. Isso significa que, após uma refeição com a presença da leguminosa, nós não temos fome durante um longo período.

A saciedade produzida pelo grão-de-bico pode ajudar a nos manter afastados de alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos, que criam uma série de problemas ao organismo.

3- Fortalece os ossos

Não são apenas os alimentos derivados do leite que fazem bem para a saúde óssea. O grão-de-bico, por exemplo, tem altos índices de cálcio, vitamina K e fósforo. Os três nutrientes contribuem para o fortalecimento dos ossos e para que eles se mantenham saudáveis por mais tempo, afastando o risco de doenças como a osteoporose

4- Reduz o risco de câncer

Os diferentes tipos de câncer estão entre as doenças mais perigosas, por isso devemos valorizar ainda mais os alimentos que exercem alguma proteção contra eles. O grão-de-bico ajuda nesse sentido principalmente na prevenção contra o câncer de cólon, por reduzir inflamações no intestino.

Várias substâncias presentes no grão-de-bico são consideradas aliadas na prevenção de diferentes tipos de câncer. Vitaminas B, C e E, além de ácido fólico e antioxidantes são as principais substâncias que compõem o grão-de-bico e ajudam contra a doença.

5- Colabora contra doenças cardíacas

O câncer não é a única doença grave que pode ser prevenida com a ajuda do grão-de-bico. Para quem sofre com alta pressão arterial, a leguminosa é uma excelente alternativa alimentar, pois o magnésio e o potássio presentes em sua composição ajudam no controle da pressão.

A presença de ômega-3, ômega-6 e fibras no grão-de-bico também ajuda a proteger o organismo contra as doenças cardíacas.

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada!

O grão-de-bico é apenas uma das boas escolhas alimentares que podemos fazer em nosso dia a dia. Assim como há vários benefícios do grão-de-bico, outras dezenas de alimentos podem ter efeitos bastante positivos sobre o nosso corpo. Aqui no blog do Laboratório Cella, temos outros conteúdos sobre alimentação saudável. Dois bons exemplos são os textos sobre verduras mais nutritivas e sobre benefícios proporcionados pelos peixes. Confira!

 

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia