Micose: 5 dicas para se prevenir contra as infecções

Micose é o nome dado a uma série de infecções causadas por fungos muito conhecida pelas pessoas. As micoses podem afetar diferentes partes do corpo e causar incômodos significativos.

Apesar do conhecimento geral sobre a micose, nem sempre a população toma os devidos cuidados para evitar o problema. O post de hoje traz dicas importantes para você se prevenir contra os diferentes tipos de infecção.

(Leia também: Dores musculares: bolsa de gelo ou bolsa de água quente?)

Quais são os tipos de micose?

Muitas vezes, as micoses são abordadas de maneira genérica, mas vale fazer a divisão entre os quatro tipos existentes. Um deles é a tinea (ou tinha), caracterizada por bolhas vermelhas que causam bastante coceira. Já a pitiríase versicolor traz manchas brancas nas partes superiores do corpo. As onicomicoses impactam as unhas e causam o seu descolamento. Por fim, a candidíase pode afetar a mucosa oral e também as regiões genitais.

A melhor maneira de se prevenir contra os quatro tipos de micose é adotar certos cuidados. Veja quais são eles!

5 dicas de ouro contra a micose

A prevenção da micose está diretamente ligada ao grau de higiene que temos em nosso dia a dia. Além disso, é recomendável ter atenção a outros hábitos que evitam o contato com os fungos causadores da micose.

  • Seque muito bem o corpo: ao sair do banho, da piscina ou do mar, é muito importante se secar muito bem. Isso vale principalmente para as dobras: virilhas, axilas e também entre os dedos dos pés.
  • Não ande descalço em ambientes úmidos: vestiários, saunas e a parte externa de piscinas são um prato cheio para o desenvolvimento de micoses. Por isso, a dica é estar sempre de chinelo nesses ambientes.
  • Use calçados mais ventilados: usar tênis e sapatos muito fechados durante períodos longos pode favorecer o aparecimento e proliferação de fungos causadores de micoses. Opte por calçados mais largos e que deem algum respiro para os pés.
  • Evite roupas muito quentes e justas: na mesma lógica dos calçados, roupas muito fechadas e apertadas, sobretudo aquelas de tecidos sintéticos, dificultam a absorção do suor. Isso leva ao acúmulo de suor nas dobras do corpo e pode levar ao aparecimento de micoses.
  • Não compartilhe toalhas e escovas de cabelo: objetos que são passados no corpo podem ser vetores de doenças e também podem levar ao surgimento de micoses. A opção mais segura é ter a sua própria toalha, escova de cabelo e roupas em geral.

Cuide da sua saúde em todos os sentidos!

As dicas de prevenção contra a micose são um exemplo básico de cuidados que devemos ter com a nossa saúde. Os bons hábitos de vida nos proporcionam maior longevidade e disposição para desfrutar. Aqui no blog do Laboratório Cella, temos dezenas de posts com conteúdos bem bacanas para quem quer ter uma vida mais saudável. Confira todos os posts neste link!

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia