Noites mal dormidas podem causar uma série de problemas, que vão do estresse à depressão. A grande questão é como superar a insônia, esse problema que aflige milhões de pessoas ao redor do mundo.

Existem tratamentos específicos e medicamentos indicados para essa questão. Uma consulta ao médico em casos de distúrbios do sono é uma excelente opção. Porém, entender como superar a insônia envolve também a adoção de certos hábitos. Você vai se surpreender com o impacto positivo que pequenas ações podem ter na sua vida.

1- Mantenha uma rotina regular de sono

Os horários flutuantes são grandes vilões quando se fala em qualidade do sono. Pessoas que vão dormir às duas horas da manhã em um dia e às 10 da noite no outro dificilmente conseguem ter um sono pleno.

O ideal é ter uma rotina bem definida e procurar se deitar sempre no mesmo horário. Essa prática permite que o seu relógio biológico se ajuste e o seu corpo compreenda qual é a hora de dormir.

2- Procure não utilizar a cama para atividades diversas

Você é uma das pessoas que gosta de ver filmes, comer ou a trabalhar no computador em sua cama? Saiba que hábitos como esses podem ser causadores diretos ou indiretos de insônia.

Quando utilizamos a cama para atividades diversas, o nosso cérebro tende a não conceber o espaço como um lugar de relaxamento. Por outro lado, usar a cama apenas para dormir cria a associação em nossa mente e “virar a chavinha” quando nos deitamos à noite.

3- Evite olhar o celular antes de dormir

“Vou só dar uma olhadinha nas notificações do WhatsApp antes de dormir”. Esse hábito de tanta gente causa um prejuízo ao sono que nem imaginamos.

Checar o celular antes de dormir nos leva a um estado de alerta e dificulta o relaxamento necessário para um sono revigorante.

Essa dica está focada no celular por ser o aparelho mais usado pela maioria das pessoas. Mas a sugestão se estende também a outros emissores de luz como a televisão e o tablet.

4- Tenha cuidado com a alimentação à noite

Neste post, estamos falando especificamente do período noturno, mas lembre-se que os cuidados com a alimentação devem ser constantes.

Comer muito antes de se deitar prejudica a qualidade do sono. Uma boa recomendação é fazer um jejum de pelo menos duas horas entre a última refeição do dia e a hora de ir dormir. Essa atitude impede que o corpo tenha de entrar em repouso quando ainda está trabalhando a todo vapor para fazer a digestão.

Ainda nesse ponto, vale se atentar também para o que se come à noite. Refeições pesadas podem levar horas e horas para uma digestão completa, por isso prefira alimentos leves e nutritivos.

5- Faça atividades relaxantes à noite

Praticar esportes e outras atividades físicas intensas é ótimo para a saúde, mas não é o mais adequado para o período noturno. O corpo fica mais agitado durante algumas horas depois de exercícios intensos, por isso recomendam-se as atividades mais relaxantes à noite.

Ler, pintar, bordar, ouvir uma música lenta e meditar são algumas das práticas que favorecem demais a chegada daqueles bocejos bem longos. Encontre o que mais agrada a você e inclua na sua rotina para ter noites de sono cada vez melhores.

Cuide sempre da sua saúde!

Viu só como pequenas atitudes podem fazer a diferença em nosso dia a dia? Entender como superar a insônia tem tudo a ver com os bons hábitos! Mas é importante que a gente cuide da saúde de forma ampla, com exercícios físicos regulares, alimentação saudável e outras boas práticas. Uma delas é manter os exames sempre em dia! Para fazer isso, você pode contar com a ajuda do Laboratório Cella. Mande um WhatsApp pra gente agora mesmo para tirar suas dúvidas. 

 

Fonte: Ministério da Saúde