Os brasileiros, de modo geral, não têm uma cultura de prevenção contra doenças. Saber como evitar a hipertensão, por exemplo, é muito importante para manter-se distante de uma doença que mata quase 10 milhões de pessoas a cada ano no mundo.

Embora seja uma doença crônica muitas vezes letal, a hipertensão pode ser prevenida com alguns cuidados básicos. No post de hoje, explicamos como evitar a hipertensão e manter uma vida saudável.

O que é hipertensão?

A hipertensão – conhecida também como pressão alta – é uma doença crônica não transmissível relacionada à contração do coração e a pressão exercida sobre as artérias quando o sangue é enviado para o resto do corpo.

Quando a pressão é mais alta do que o normal, acontece a dilatação do coração e danos são causados às artérias. Por conta disso, a hipertensão pode ser um fator determinante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares fatais.

Pratique exercícios físicos

Uma rotina regular de atividades físicas é uma das medidas essenciais para se prevenir contra a hipertensão e outras doenças. A realização de exercícios pode ser desafiadora no início, mas desenvolver a prática fortalece o coração e, consequentemente, reduz bastante o risco de pressão alta.

Para dar início às atividades, uma ideia é começar com algo leve como caminhada ou natação. Confira outras sugestões neste outro post do nosso blog.

Mantenha uma boa alimentação

A recomendação é antiga, mas não sai de moda. Manter uma alimentação balanceada é um dos segredos das pessoas que esbanjam saúde.

Equilibrar frutas, legumes, verduras e todos os grupos de nutrientes em sua dieta faz bem ao coração e ao organismo de modo geral. Uma dica adicional é ter cuidado com o excesso de sal, pois ele contribui para a elevação da pressão.

Aqui em nosso blog, fizemos um post com dicas para uma alimentação saudável.

Abandone drogas como cigarro e álcool

A maior parte das pessoas reconhece que alcoolismo e tabagismo são prejudiciais ao organismo. O que muitos não sabem é a extensão dos danos causados pelas duas drogas lícitas.

Manter o consumo regular de álcool e cigarro prejudica vários órgãos e vai minando a saúde de forma progressiva. O coração é afetado, bem como todo o sistema circulatório. Uma consequência é o desenvolvimento da hipertensão, que se agrava à medida que o consumo de ambas as drogas não é interrompido.

A dica aqui é bem clara: interrompa totalmente – ou quase isso – o uso de álcool e cigarro para manter o corpo saudável.

Procure dormir bem e evitar o estresse

Outra dica para diminuir as chances de hipertensão é seguir uma rotina adequada de sono. Dormir por volta de oito horas por dia é a recomendação mais usual, embora o metabolismo de cada pessoa possa indicar a necessidade de mais ou menos horas de repouso. A orientação é notar como está a disposição no dia a dia e se há necessidade de dormir um pouco mais.

Além disso, vale a pena também evitar o estresse. Quando somos dominados por ele, o funcionamento do organismo se altera e o coração é um dos órgãos afetados. Uma ideia: que tal começar a fazer ioga? Essa prática é uma das formas de controlar e minimizar as chances de se estressar.

Medir a pressão arterial é sempre importante!

Agora que você já sabe como evitar a hipertensão, vale um alerta final. Procure medir a sua pressão arterial regularmente para checar se os valores estão normais. Também é válido manter uma rotina de exames preventivos para evitar a hipertensão e dezenas de outras doenças. Aqui no Laboratório Cella, a população de Sorriso e das cidades vizinhas podem realizar centenas de análises clínicas. Entre em contato conosco agora mesmo!

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)