O câncer de colo do útero é uma doença perigosa assim como os demais tipos de câncer. Somente em 2019, mais de seis mil mulheres morreram no Brasil em decorrência da doença.

É importante conhecermos as características do câncer de colo do útero e ainda mais importante que as mulheres adotem medidas de prevenção.

O que é o câncer de colo do útero?

O câncer de colo do útero tem como principal causa a infecção por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV). Essa doença também é conhecida como câncer cervical.

O HPV muitas vezes é transmitido por relações sexuais, mas, na maioria das vezes, não causa câncer de colo do útero. Há casos em que alterações celulares podem se desenvolver em uma forma cancerígena.

O câncer de colo do útero está entre os três tumores malignos mais frequentes entre as mulheres, atrás somente do câncer de mama e do câncer colorretal, além de ser a quarta maior causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.

Por isso, a prevenção é a melhor forma de enfrentar essa doença!

Papanicolau, o exame contra câncer de colo do útero

O exame contra o câncer de colo do útero é conhecido como Papanicolau, em referência ao médico grego Geórgios Papanicolau, que criou esse exame.

Trata-se de uma análise de citologia cervical, em que é coletado material do colo uterino e analisado em microscópio para detectar a presença do vírus HPV.

No Laboratório Cella, você pode realizar esse e outros exames para se prevenir contra uma série de doenças!

Como reduzir as chances de contrair a doença

É impossível ter uma blindagem absoluta contra o câncer de colo do útero, mas existem três hábitos que ampliam os riscos: tabagismo, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e início precoce da atividade sexual com múltiplos parceiros. Por isso, é recomendável evitar esses três fatores de risco.

A prevenção contra esse tipo de câncer pode ser feita com a vacinação contra o HPV. Desde 2014, o Ministério da Saúde aplica a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos de idade. E, desde 2017, a vacina é aplicada também em garotos de 11 a 14 anos.

Vacinação e exame preventivo Papanicolau são medidas complementares para minimizar os riscos de contrair a doença.

Aprenda mais sobre outros tipos de câncer

Além do câncer de colo do útero, é importante que a gente conheça outros tipos de câncer. Essa é uma doença perigosa que pode se manifestar em diferentes casos.

Aqui em nosso blog, temos vários textos sobre tipos de câncer, tais como a leucemia. Nesse espaço você também vai encontrar muitos conteúdos sobre vida saudável, boa alimentação e outras dicas para uma vida mais plena. Clique aqui para conferir todos os posts disponíveis no blog do Laboratório Cella!

 

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)