Para comermos bem e de forma equilibrada, é preciso que a gente conheça bem as opções existentes. Você já ouviu falar nos alimentos ricos em antioxidantes?

Os alimentos ricos em antioxidantes são poderosos aliados em uma dieta saudável, pois exercem um papel benéfico em nosso organismo. Entenda como isso acontece e quais alimentos podem ser incluídos na sua rotina para uma vida mais plena.

O que são alimentos antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células e o material genético da oxidação, processo que ocorre naturalmente no organismo devido à produção de radicais livres – moléculas instáveis que surgem em nosso corpo. Em níveis normais, eles dificilmente causam problemas, mas, quando se acumulam, podem ter efeito tóxico.

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes ajuda a regular o organismo e nos deixa mais protegidos dos radicais livres. Vale destacar que a ação de oxidação pode se intensificar por hábitos prejudiciais, tais como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

A ação das substâncias antioxidantes contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, ajuda a prevenir doenças como artrite reumatóide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Quais são os alimentos ricos em antioxidantes?

Antes de entrarmos propriamente nos alimentos ricos em antioxidantes, vale destacar que existem seis substâncias relevantes que se enquadram nesta categoria. Veja abaixo quais são elas e quais alimentos são consideradas boas fontes de cada substância:

  • Vitamina C: acerola, limão, laranja e goiaba;
  • Vitamina E: azeite de oliva, abacate e nozes;
  • Betacaroteno: mamão, cenoura e abóbora;
  • Licopeno: tomate, melancia e pitanga;
  • Resveratrol: uva, cacau e mirtilo;
  • Antocianina: açaí, repolho roxo e jabuticaba.

Além destes alimentos, existem outros considerados ricos em antioxidantes, tais como morango, aveia, linhaça, açafrão, abacaxi, melão, pepino, salmão, atum e sardinha.

Perceba como existe uma variedade significativa de alimentos ricos em antioxidantes. Com uma boa dose de organização e criatividade, é possível rechear a dieta com esses amigos da boa saúde.

(Leia também: Existe uma dieta para hipertensão? Conheça alimentos benéficos)

Vá além da boa alimentação

A incorporação dos alimentos ricos antioxidantes no dia a dia é um dos pilares de uma vida saudável. Mas é importante termos em mente que o equilíbrio está na ação mais ampla, que passa por outros hábitos saudáveis.

Para garantir uma ação antioxidante bem eficaz em seu organismo, procure evitar ou reduzir bastante o consumo de cigarro e álcool, assim como monitorar a qualidade do sono e evitar a exposição excessiva ao sol e a poluentes. É importante, ainda, evitar as situações de estresse.

Para muitas outras dicas sobre vida saudável, vale navegar pelo nosso blog! São dezenas de artigos sobre alimentação, prevenção de doenças, atitudes para uma vida mais equilibrada e muito mais, confira!

 

Fonte: Ministério da Saúde