As férias são o momento para curtir ao lado da família e relaxar para recarregar as baterias. Mas isso não significa deixar o nosso organismo vulnerável aos riscos que podem surgir. Os cuidados com a saúde são fundamentais durante viagens de férias.

Viajar, ainda que dentro do Brasil, requer alguns cuidados com a saúde que ajudam você a desfrutar cada um dos dias. Quer saber quais são os cinco pontos mais importantes? Então confira as nossas dicas a seguir!

1- Fique de olho na alimentação

Durante uma viagem, temos a oportunidade de conhecer outras culturas e experimentar comidas diferentes. Você não deve se privar desse prazer, mas é importante ter atenção com alguns aspectos.

Um exemplo? Será que você tem alergia a algum dos componentes do prato escolhido? Lembre-se que certas iguarias são bem condimentadas e podem gerar um incômodo no organismo. 

O cuidado com a alimentação passa também por evitar o excesso de comidas gordurosas e pouco nutritivas. Ainda que isso não signifique necessariamente algum problema de saúde, pode levar a uma perda de disposição para curtir a viagem.

2- Evite a automedicação

Durante viagens de férias, o organismo fica mais vulnerável às variações de ambiente, o que pode levar a diferentes problemas. Muitas pessoas caem na tentação de se automedicarem na busca por uma solução rápida que a faça retomar o pique da viagem.

Lembre-se que a automedicação tem seus riscos e pode levar a novas complicações. O ideal é procurar um hospital ou posto de saúde na cidade em que você estiver para uma avaliação mais precisa. Saiba mais sobre automedicação neste post!

3- Quando o assunto for álcool, mantenha a moderação

A recomendação para não abusar no consumo de bebidas alcoólicas é sempre pertinente. Mas, no caso de viagens de férias, essa dica tem de aparecer com destaque porque muitas pessoas resolvem “chutar o balde” para aproveitar ainda mais os momentos de lazer.

Um copo a mais de cerveja ou de vinho pode até passar despercebido por seu organismo. Porém, o grande problema é exagerar na dose e abusar do consumo de álcool.

4- Faça um estudo prévio sobre o destino

Antes de confirmar a sua viagem, é prudente conhecer alguns detalhes sobre o local de destino. Quais são as condições climáticas? E as comidas típicas? Você estará exposto a alguma doença que mereça uma atenção prévia?

Essas e outras perguntas devem ser analisadas com atenção para que você faça uma preparação adequada. Tome as vacinas necessárias, leve as roupas adequadas e esteja atento e preparado para encarar eventuais condições adversas durante a viagem.

5- Faça um check-up médico antes da viagem

As quatro dicas apresentadas até aqui são essenciais, mas deixamos a mais importante para o final. Antes de viajar, você deve verificar se a sua saúde está em ordem para evitar transtornos durante o passeio.

A melhor maneira de fazer isso é submeter-se a um check-up completo, ou seja, uma bateria de exames preventivos que indicarão algum eventual problema de saúde. Aqui em nosso blog, fizemos um post que explica o check-up médico, clique aqui e confira.

Tome todos os cuidados com a saúde

A proximidade de uma viagem não pode ser a única razão para você ter cuidados com a saúde. Lembre-se de cuidar do organismo em todos os momentos. Conte com a nossa ajuda para isso! No Laboratório Cella, realizamos mais de 500 tipos de exames. Conheça as nossas condições agora mesmo por meio do WhatsApp: (66) 99634 1790.

Fonte: Ministério da Saúde